UBI escolhida por ...
Home UBI
UBI escolhida por multinacional

Rafael Mangana em quarta, 24 de maio de 2017

A Faculdade de Engenharia da UBI recebeu na quarta-feira, dia 17 de maio, um Roadshow organizado pelo Departamento de Engenharia Eletromecânica (DEM) e a empresa TE Connectivity. A atividade de promoção e demonstração da multinacional americana contou com a participação de alunos de Engenharia Eletromecânica da UBI, instituição de Ensino Superior portuguesa escolhida para uma ação que passou também por França, Alemanha, Hungria e República Checa.

Sessão de esclarecimento abriu o dia na Faculdade de Engenharia
Sessão de esclarecimento abriu o dia na Faculdade de Engenharia

A Universidade da Beira Interior (UBI) foi a instituição de Ensino Superior portuguesa escolhida para um Roadshow da multinacional americana TE Connectivity, que decorreu na Faculdade de Engenharia a 17 de maio. Da iniciativa fizeram parte jogos práticos, workshops e sessões informais de esclarecimento sobre o funcionamento da empresa.

"Escolhemos a Universidade da Beira Interior porque acreditamos muito no perfil de competências dos alunos, das pessoas que recebemos e achamos que faz sentido consolidarmos um pouco esta relação que temos com a Universidade e estamos com novos projetos, portanto, coisas muito interessantes do ponto de vista pessoal e profissional", explica a responsável de recursos humanos em Portugal da empresa, presente em cerca de 150 países de todo o mundo.

Depois desta demonstração e esclarecimento ter passado por França, Alemanha, Hungria e República Checa, Vanessa Pereira sublinha a necessidade de "reforço da parceria" com a UBI, instituição do Ensino Superior que já forneceu vários profissionais para a TE Connectivity, com resultados satisfatórios. "Portanto, faz sentido estarmos cá convosco mais uma vez para consolidar esta nossa parceria e para vos dar a conhecer um bocadinho mais o tipo de processos que temos neste momento em vigor, sendo para estágio mas sobretudo para emprego", refere aquela responsável.

Sendo uma empresa de fabrico de componentes eletromecânicos (como relés), possui três unidades industriais em Évora, uma cidade algo similar à Covilhã, outra das vantagens no recrutamento de profissionais vindos da UBI, para além das competências adquiridas. "Em termos de perfil, as pessoas já estão mais habituadas a trabalhar numa zona mais remota, mas para além disso, e sobretudo, é o perfil de competências. Portanto, nós temos uma relação muito próxima com os professores, participamos em estudos de caso, em projetos de investigação e a ideia é continuar nessa relação porque o perfil de entrada das pessoas e o perfil de desenvolvimento de competências é muito interessante e nota-se também da parte dos professores uma abertura muito grande para deixar entrar as empresas e para nos apoiar neste tipo de eventos porque sem a ajuda dos professores não seria certamente o mesmo sucesso", sublinha Vanessa Pereira.

Para o presidente do Departamento de Engenharia Eletromecânica, "é um privilégio que uma empresa com a dimensão da TE, que é uma multinacional com sede nos Estados Unidos tenha escolhido a Universidade da Beira Interior pela qualidade dos seus alunos para estabelecer uma parceria estratégica em Portugal, que é a única universidade que eles consideraram em termos estratégicos para estabelecerem este protocolo".

Fernando Santos lembra que "a TE Electronics tem já um conjunto de alunos que estão a trabalhar lá com eles na empresa na área de desenvolvimento de produto, são alunos que estão muito bem colocados e abriram-nos também algumas portas".

De resto, o docente da UBI lembra que se trata sempre de "um grupo mais coeso, mais minoritário, porque se vamos analisar em relação a uma universidade de Coimbra ou do Porto existem cerca de 60 mil alunos. Aqui somos cerca de sete mil e esse grupo, por norma, consegue criar um processo de coesão muito maior".

David Oliveira é um dos profissionais da empresa vindos da UBI. Projetista Mecânico, o ex-aluno de Engenharia Eletromecânica desta a "qualidade da Faculdade de Engenharia na formação de profissionais", facto reconhecido pela multinacional americana. Tendo passado pelo estrangeiro, David Oliveira considera "muito importante este tipo de experiências lá fora, numa área muito competitiva".

André Veiros, aluno do 5.º ano de Engenharia Eletromecânica e presidente do núcleo de estudantes do curso, sublinha que "ter uma empresa desta dimensão na UBI vai-nos dar prestígio noutras empresas porque isto é uma empresa de cotação mundial e as outras empresas também veem os nossos eventos". Quanto à iniciativa de dia 17, André Veiros considera "um evento muito bom, têm bons workshops, um sorteio que pode ser uma ida à Fórmula E, tudo isso é uma forma de captar os alunos e esta aproximação a uma empresa com esta dimensão aos alunos é sempre muito importante", lembra.

GeoUrbi
GeoUrbi: UBI escolhida por multinacional