Mutualista lança ...
Home Região
Mutualista lança "Gabinete na Estrada" para combater demências

Urbi em quarta, 26 de julho de 2017

Iniciativa surge no âmbito do recém-aberto Gabinete de Apoio ao Familiar e Pessoa Doente de Alzheimer (GAFPDA).

Mutualista dinamizará um conjunto de pelo menos 20 sessões/workshops sobre demências em diferentes freguesias do concelho da Covilhã até ao final do ano
Mutualista dinamizará um conjunto de pelo menos 20 sessões/workshops sobre demências em diferentes freguesias do concelho da Covilhã até ao final do ano

No âmbito do recém-aberto Gabinete de Apoio ao Familiar e Pessoa Doente de Alzheimer (GAFPDA), a Mutualista Covilhanense acaba de lançar uma iniciativa denominada "Gabinete na Estrada", através da qual dinamizará um conjunto de pelo menos 20 sessões/workshops sobre demências em diferentes freguesias do concelho da Covilhã até ao final do ano, em articulação com a Unidade Móvel de Saúde.

As sessões, com forte componente prática, são gratuitas e abertas a todos os interessados. O tema para as sessões iniciais é "Gabinete na Estrada – Vamos falar da(s) Memória(s)". As primeiras localidades escolhidas para acolher a iniciativa, a 21 e 24 de julho, foram a Barroca Grande, Aldeia de São Francisco de Assis, Sobral de São Miguel, Casal de Santa Teresinha, Vale Cerdeira, São Jorge da Beira, Minas da Panasqueira e Cambões. 

"O que fazer para manter uma memória ativa?" e "O que fazer em caso de dificuldades de memorização?" são as perguntas que dão o pontapé de saída para estes encontros, com forte componente prática, em que são transmitidas dicas e estratégias de memorização. Outros temas e dinâmicas alusivas à problemática das demências serão abordados nas sessões que se realizarão até final de 2017.

O Presidente da Instituição, Nelson Silva, explica que "estas 20 sessões vão ser realizadas ao abrigo do projeto 'No Horizonte das Demências', apoiado pela Fundação Cepsa, e onde se insere o Gabinete de Apoio ao Familiar e Pessoa Doente de Alzheimer". A iniciativa visa, paralelamente, sensibilizar a comunidade sobre a doença.

"Com o 'Gabinete na Estrada' será ainda possível encaminhar todos os interessados para o GAFPDA, desde doentes a familiares, passando pelos próprios cuidadores, para atendimentos gratuitos na Unidade Móvel de Saúde ou na nossa sede social, onde funciona em complementaridade com a sala snoezelen", acrescenta Nelson Silva.

O GAFPDA disponibiliza uma resposta técnica pluridisciplinar a cuidadores formais e informais de portadores da doença, com recurso a técnicos da área da Psicologia, Medicina, Enfermagem, Farmacêutica e Sociologia. Entre os serviços prestados estão encaminhamento para diagnóstico médico e monitorização do efeito das terapêuticas, informações sobre a demência, apoio psicológico e estimulação cognitiva e sensorial. 

GeoUrbi
GeoUrbi: Mutualista lança