Os campeões
Home UBI
Os campeões

Rafael Mangana em quarta, 26 de julho de 2017

Conseguiram o que mais ninguém tinha conseguido em Portugal. A equipa de Futsal da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) é a campeã europeia universitária, feito alcançado no passado dia 17 de julho na Turquia.

A cidade turca de Çorum foi o palco da festa lusa
A cidade turca de Çorum foi o palco da festa lusa

"É uma libertação, é um êxtase que não passa pela cabeça de nenhum de nós, nenhum de nós é internacional, nenhum de nós nunca jogou numa final europeia, é algo que vai ficar para sempre nas nossas memórias e que nunca mais vamos esquecer." 

João Baptista é o capitão da equipa da AAUBI que fez história em Çorum, na Turquia. Uma semana depois de se ter sagrado campeão europeu universitário, o estudante de mestrado em Engenharia Civil da UBI revela que a equipa "não estava à espera" do triunfo. "Preparámo-nos para um europeu normalmente, mas depois encarámos o adversário e depois aí a cada jogo que passou fomos encarando o rival com calma e encarámos todas as equipas com seriedade e com empenho e assim foi decorrendo o torneio. Não pensávamos que éramos favoritos porque não conhecíamos as outras equipas, mas preparámo-nos para fazer um bom torneio e a partir daí tivemos bons resultados", destaca.

Há seis anos na equipa, João Baptista diz "conhecer a história da UBI" e do peso histórico do Futsal na instituição, tendo já sido várias vezes campeã nacional. "Nos últimos anos não tem conseguido grandes resultados, mas este ano e o ano passado foi vice-campeã nacional e agora campeã europeia. Melhorando cada vez mais, esperamos que nos próximos anos continue no mesmo caminho", vaticina o capitão.

Arménio Coelho, também ele formado pela UBI em Ciências do Desporto, é o treinador da equipa de Futsal da AAUBI. O timoneiro conta que a vitória resultou de "um compromisso muito grande de toda a gente. Primeiro, pelas dificuldades que nós tivemos em ir e essas dificuldades converteram-se em mais responsabilidade, em mais ambição, em mais compromisso", considera.

Tratando-se de um investimento avultado para a deslocação da equipa à Turquia, Arménio Coelho recorda que "só na segunda-feira anterior é que comprámos as viagens, só aí é que sabíamos exatamente que íamos", lembra o técnico. "A UBI apoiou, os jogadores abdicaram dos 40 por cento da redução da propina a que tinham direito por causa da final universitária e correram esse risco. Se não tivéssemos passado às meias finais, se não tivéssemos ganho uma medalha basicamente eles teriam que pagar uma maior percentagem de propina para o próximo ano", revela.

Com um percurso 100 por cento vitorioso até à final, Arménio Coelho conta que nos primeiros dois dias de prova, e entre os jogos da AAUBI, foi observar outros jogos. "No segundo dia, quando cheguei ao hotel, estive a falar com o nosso delegado e disse-lhe logo que se conseguíssemos manter a rapaziada sossegadinha, se conseguíssemos fazer as coisas muito bem feitas que tínhamos ali uma oportunidade de ouro para ganharmos a coisa 'à séria'. Tínhamos é que estar todos concentrados e focados". "Nesse dia à noite não consegui esconder o jogo e disse aos jogadores: 'ou nos pomos 'finos' e conseguimos ou então vamos perder aqui a oportunidade se calhar da nossa vida; espero bem que não, espero que a tenhamos mais vezes, mas realmente temos aqui uma oportunidade única de fazer história. História para a nossa universidade, história para o nosso país e história para o nosso Futsal.'"

E fez-se mesmo história. Depois de na fase de grupos ter batido as equipas da Universidade Romena de Eftimie Murgu (7-1), Universidade de Istambul (4-3), Universidade de Munster, na Alemanha (8-1), Universidade Turca de Hitit (6-0) e a Universidade de Zielona Gora, da Polónia (3-2), a equipa da AAUBI foi às meias finais com a Universidade do Porto, que derrotou por 3-2, repetindo o confronto da final dos Campeonatos Nacionais Universitários deste ano, que os portuenses venceram.

Seguiu-se o derradeiro teste diante da equipa da Universidade de Tbilisi (Geórgia). O conjunto ubiano venceu a final por 5-4, a 17 de julho, tornando-se a primeira equipa portuguesa a conquistar o título. João Antunes, Rafael Rego Abdul e Bruno Serôdio (por três vezes) fizeram os golos da AAUBI, na partida decisiva disputada no pavilhão "TOKİ Sports Hall". António Dias, Gonçalo Pombo, Luís Duarte, António Proença, Henrique Vaz e David Gomes também participaram no jogo.

A equipa de Futsal da AAUBI sagrava-se, assim, campeã europeia naquela que foi a sua terceira participação nos jogos da EUSA – European University Sports Association, que este ano decorreram de 10 a 17 de julho, na cidade turca de Çorum, e onde participaram 11 equipas.

A formação comandada por Arménio Coelho alcançou a primeira vitória para Portugal, cujas formações tinham alcançado até 2017 dois segundos e dois terceiros lugares, todos pela Associação Académica da Universidade do Minho.

Depois da conquista, Arménio Coelho sublinha que "na UBI os alunos podem vir estudar em Futsal, trabalhar em Futsal e podem jogar numa equipa que é campeã da Europa. Quem gosta de Futsal e quem quer estudar Futsal e trabalhar Futsal só tem que vir para a Universidade da Beira Interior". 

Para além do treinador Arménio Coelho e do capitão João Baptista, Rafael Abdul, Henrique Vaz (ambos de Optometria e Ciências da Visão), António Dias, Luís Duarte, Gonçalo Pombo, Bruno Serôdio, João Antunes (de Ciências do Desporto), António Proença (Design Multimédia), Pedro Duarte (Engenharia Eletromecânica) e David Gomes (Gestão) compõem o elenco campeão. Paulo Afonso foi o dirigente da AAUBI a acompanhar a equipa, que contou ainda com o fisioterapeuta Tiago Rosa.

No dia seguinte à conquista, os campeões europeus universitários foram recebidos na Câmara da Covilhã e na Reitoria da UBI.

O Vice-reitor da UBI para o Ensino, Internacionalização e Saídas Profissionais destaca o feito, que representa "o melhor resultado universitário português de todos os tempos a nível europeu", lembrando que, "curiosamente, o primeiro CNU (Campeonato Nacional Universitário) desta modalidade decorreu na Covilhã há exatamente 30 anos e a primeira campeã nacional foi a então AEIUBI, atual AAUBI".

João Canavilhas considera que "esta vitória foi um momento importante para Portugal, mas foi igualmente um momento de afirmação para uma academia que sempre esteve ligada à modalidade, tendo sido campeã nacional várias vezes, tendo formado jogadores, treinadores e até dirigentes que são hoje uma referência nacional e internacional".

O responsável defende que “os candidatos ao Ensino Superior que vivem intensamente o Futsal têm na UBI a melhor opção para continuarem uma carreira desportiva de alto nível em paralelo com os seus estudos".

GeoUrbi
GeoUrbi: Os campeões