Estudantes da UBI ...
Home UBI
Estudantes da UBI premiados em concurso internacional de empreendedorismo

Urbi em quarta, 26 de julho de 2017

Alunos de Informática alcançam terceiro lugar com proposta de sistema de rega inteligente.

Igor Matias, Gabriel Almeida, João Magalhães, João Vieira e Tiago Esteves foram os alunos premiados
Igor Matias, Gabriel Almeida, João Magalhães, João Vieira e Tiago Esteves foram os alunos premiados

A equipa de estudantes que representou a Universidade da Beira Interior (UBI) no “ICT ENTREPRENEUR Entrepreneurship Academy and Business Competition”, que decorreu em Nicósia (Chipre), alcançou o terceiro prémio nesta competição de empreendedorismo onde estiveram presentes 25 estudantes/graduados nas áreas TIC, provenientes de cinco países europeus: Portugal, Espanha, Chipre, Alemanha e Reino Unido.

Este é mais um resultado positivo de elementos da UBI no âmbito da aplicação de conhecimentos no empreendedorismo, um espírito que é incentivado pela academia há vários anos, entre alunos e investigadores. Pretende-se e dão-se condições para que os estudantes aproveitem as boas ideias para criar o próprio emprego, enquanto contribuem para o desenvolvimento do tecido económico nacional, através do desenvolvimento de produtos ou métodos de produção inovadores.

Desta vez, coube aos alunos da Licenciatura em Informática, Igor Matias, Gabriel Almeida, João Magalhães, João Vieira e Tiago Esteves levar ao concurso uma possibilidade de negócio que consiste num inovador sistema de rega regulado por inteligência artificial que controla e rentabiliza ao máximo a utilização de água. O grupo pretende criar uma empresa que se encarregará de produzir, instalar e dar assistência a todo o sistema idealizado.

O conceito de negócio premiado competiu no Chipre com outros 12, num evento que decorreu entre os dias 9 e 12 de julho. O sistema foi desenvolvido ao longo da formação de capacitação empreendedora no âmbito do projeto “ICT ENTREPRENEUR - A European University-Business Alliance aiming to foster the entrepreneurial spirit of ICT students”, co-financiado pelo Programa ERASMUS+, na ação “KA2 - Parcerias Estratégicas do Ensino Superior”.

Este é mais um projeto que tem a participação da UBI, que estimula as iniciativas empreendedoras através de conteúdos das unidades curriculares de 1.º, 2.º e 3.º ciclos e de mestrados específicos, como “Empreendedorismo e Criação de Empresas” e “Empreendedorismo e Inovação Social”, bem como de ações de formação, participação em projetos europeus, gabinetes de apoio, concursos e criação de espaços de incubação.

Noutro plano, tem uma participação constante em projetos financiados pela União Europeia sobre esta matéria. Também implementou o UBIMedical, uma estrutura dedicada a empresas inovadoras na área da saúde. Já este ano, a academia lançou o InovUBI, um concurso de Ideias de projetos inovadores de alunos e investigadores.

Todo este trabalho tem tido resultados de sucesso, como mostram três exemplos: A Uphill, intalada no UBIMedical, que venceu o 18.º prémio do jovem empreendedor promovido pela Caixa Capital; a LabFit, especializada em produtos farmacêuticos; e a Follow Inspiration, criadora do carrinho autónomo wiiGo.

GeoUrbi
GeoUrbi: Estudantes da UBI premiados em concurso internacional de empreendedorismo