Apoios para os alu...
Home Região
Apoios para os alunos da UBI

Rafael Mangana em quarta, 26 de julho de 2017

Os alunos que escolhem a UBI para estudar no Ensino Superior podem beneficiar de bolsas que ajudam a minimizar os custos de obtenção do grau académico.

UBI dispõe de vários tipos de apoios para que os alunos possam prosseguir os estudos
UBI dispõe de vários tipos de apoios para que os alunos possam prosseguir os estudos

A Universidade da Beira Interior (UBI) tem disponível para o próximo ano letivo um conjunto de bolsas e apoios que se destina a garantir que os seus alunos de 1.º Ciclo e/ou Mestrado Integrado tenham as melhores condições para estudar. São instrumentos que minimizam os custos dos estudantes e das suas famílias e que também se inserem no papel que a Universidade desempenha no desenvolvimento da região e na captação dos melhores candidatos.

Nesse âmbito, o compromisso da academia com a formação dos habitantes da região traduziu-se na celebração de protocolos com autarquias, nos últimos anos, que permitem aos jovens estudar numa instituição de qualidade sem terem de abandonar o seu contexto familiar e social. São disso exemplo os acordos com as câmaras municipais de Castelo Branco, Covilhã e Fundão, entre outras. A informação sobre como se processam as candidaturas pode ser consultada no portal da UBI, na Internet, onde são listados os apoios concedidos por autarquias de outras zonas e diversas entidades.

A UBI está também atenta às necessidades de formação do país e da evolução das tendências do Ensino Superior português, ajudando a atrair estudantes para áreas que têm tido menos capacidade para cativar estudantes, como os cursos de engenharia. Estes são alvo de atenção especial nas parcerias estabelecidas com as referidas autarquias, que têm sido aproveitadas para apoiar munícipes desses concelhos que optem por essas áreas.

Já o programa estatal “+Superior” é outra forma de a UBI servir de alavanca para a vinda de jovens das zonas mais populosas para o Interior. A inscrição para estas bolsas de mobilidade é feita tal como para as bolsas gerais do Estado, que naturalmente também abrangem a UBI: através da plataforma beOn, da Direção-Geral de Ensino Superior (DGES). Os que cumprirem os critérios do “+Superior” terão direito a 1.500 euros anuais.

Noutro plano, a procura pelos candidatos de excelência levou à criação, em 2016, do Programa “+UBI”. A iniciativa premeia os estudantes que escolham a instituição em primeira opção no Concurso Nacional de Acesso e, cumulativamente, tenham uma média de candidatura igual ou superior a 18 valores. A conceção é automática, sem limite de atribuições e abrange todos os cursos de 1.º Ciclo e/ou Mestrado Integrado. O montante é entregue uma vez, na totalidade da propina anual (1037,20 euros). Depois, os que alcancem o maior destaque académico poderão ainda receber outros prémios de mérito.

Em paralelo com todos estes apoios, a UBI vai manter uma das medidas que tem merecido elogios da parte dos estudantes. No âmbito do Fundo de Garantia Social (FAS) os alunos podem receber ajudas, em troco de cooperação presencial em atividades da Universidade da Beira Interior, em tarefas definidas de acordo com as suas competências e disponibilidades.

Além de todas estas bolsas e apoios, os estudantes que elejam a UBI para se diplomarem têm à disposição vários serviços como refeições a preço económico nas cantinas, residências ou serviços de saúde, desporto e cultura, entre outros. Esforços que a Universidade da Beira Interior assume para que os futuros diplomados possam concentrar-se em adquirir conhecimentos e competências, decisivas para o seu futuro.

 

GeoUrbi
GeoUrbi: Apoios para os alunos da UBI