Alunos vencem pré...
Home UBI
Alunos vencem prémio em concurso da área aeroespacial

Rafael Mangana em quarta, 20 de setembro de 2017

A UBI SHUTTLE TEAM foi premiada no "The Student Aerospace Challenge", que decorreu em França.

A equipa da UBI competiu com outras 15 formações, compostas por 69 estudantes provenientes de toda a Europa
A equipa da UBI competiu com outras 15 formações, compostas por 69 estudantes provenientes de toda a Europa

A equipa da Universidade da Beira Interior "UBI SHUTTLE TEAM", constituída por cinco alunos de Engenharia Aeronáutica, ganhou o prémio Thales na competicão "The Student Aerospace Challenge". Trata-se de uma competição de grande prestígio e competitividade no sector aerospacial, que tem organização da Agência Espacial Europeia e grandes empresas do ramo. 

A formação da UBI integrava os alunos Jorge Monteiro, Beatriz Leal, Pedro Carneiro, Nuno Valente e João Caleira, que tiveram o apoio dos professores docentes Pedro Gamboa e Abílio Silva. O trabalho realizado pelo grupo durante um semestre recaiu no estudo de materiais de proteção térmica para veículos suborbitais reutilizáveis.

A "UBI SHUTTLE TEAM" competiu com outras 15 formações, compostas por 69 estudantes provenientes de toda a Europa.

"Foi muito gratificante receber o prémio e uma enorme surpresa", assume Jorge Monteiro. "Estávamos a ter um semestre muito intenso, cheio de trabalho, e o prémio veio mostrar que o esforço acaba sempre por ser recompensado mais tarde ou mais cedo. Todos na equipa estão de parabéns", sublinha.

O aluno de Engenharia Aeronáutica explica que "o objetivo principal da investigação foi participar na competição.  Permitiu-nos perceber da enorme dificuldade de projetar sistemas de proteção térmicos que possam aguentar as extremas condições de voo hipersónico e que sejam leves e reutilizáveis ao mesmo tempo. Existem novos conceitos teóricos como o de FGM (functional gradient materials) com carácter bastante promissor mas que requerem estudos mais aprofundados", refere.

Por outro lado, "a ideia é que mais alunos possam ser motivados pela nossa conquista e que tomem a iniciativa para participar nos anos seguintes. A UBI tem valor para isto e muito mais. É só preciso mais interesse e proactividade", garante Jorge Monteiro. 

Além da UBI, foram premiados os projetos da ISMANS SpaceTeam, de Le Mans (França), da Hyplane Team, de Nápoles (Itália), e da DAST-IDEST, de Sceaux (França).
Os vencedores foram anunciados em junho, tendo a entrega de prémios decorrido na capital francesa, Paris.

GeoUrbi
GeoUrbi: Alunos vencem prémio em concurso da área aeroespacial