Festival da Cherov...
Home Cultura
Festival da Cherovia celebra 10 anos

Urbi em quarta, 20 de setembro de 2017

Arranca esta quinta-feira, 21 de setembro, a décima edição do Festival da Cherovia. A gastronomia é o principal atrativo de uma iniciativa que durante quatro dias promete dinamizar, uma vez mais, o centro histórico da Covilhã.

Décima edição do Festival da Cherovia promete animar o centro histórico da Covilhã
Décima edição do Festival da Cherovia promete animar o centro histórico da Covilhã

A Cherovia, quase desconhecida das gerações mais novas, passou a ex-libris da cidade e concelho da Covilhã. Este ano assinalam-se os dez anos da existência do festival, inteiramente dedicado a ela. Todos os anos a organização procura inovar, num festival onde a gastronomia é o principal prato na mesa.

A edição do festival deste ano (21 a 24 de Setembro), é um misto de tudo o que foi acontecendo ao longo destes dez anos de existência, com destaque para o alargamento do festival.

De recordar que o Festival nasceu no Jardim Público da Covilhã, na sua segunda edição foi para o Campo das Festas, regressou ao Jardim Público, passou pelo Largo de Infantaria e rua Direita, e este será já o quarto ano consecutivo que acontece no centro histórico da Covilhã – Santa Maria, trazendo festa, animação e reunindo os covilhanenses no coração da cidade.

Este ano, as novidades passam por um reforço da dinamização com espaços na rua 6 de Setembro, Rua de Olivença, o lançamento de um restaurante panorâmico na muralha no seguimento da rua Portas de Sol, o lançamento do saco cherovia da Covilhã e o fidalgo de cherovia.

A organização disponibilizou 40 espaços para stands, que conjuntamente com mais 25 espaços devolutos e/ou próprios farão desta a maior edição de sempre do festival.

A animação será uma constante com vários palcos (o maior número de sempre) e será uma representativa montra dos artistas da cidade e concelho.

A música tradicional, os grupos, o arraial, os ranchos, os bombos, as bandas marcarão presença no festival. Destaque para o concerto na Igreja de Santa Maria na sexta-feira, dia 22, das onze para a meia-noite, com as Adufeiras do Paul.

Os concursos gastronómicos, rota gastronómica com a colaboração dos restaurantes da cidade, bem como o roteiro de Arte Urbana (com novos elementos) serão pontos obrigatórios de passagem. 

GeoUrbi
GeoUrbi: Festival da Cherovia celebra 10 anos