Sair da redoma e c...
Home Região
Sair da redoma e cumprir o papel social

Ana Margarida Silva + Beatriz da Silva Pina em quarta, 22 de novembro de 2017

A tragédia dos incêndios levou a biblioteca ubiana a procurar ajudar contribuir as vítimas desta catástrofe.

Angariação de bens doados na biblioteca da faculdade de ciências da saúde.
Angariação de bens doados na biblioteca da faculdade de ciências da saúde.

Desde o passado dia 9 de novembro, a UBI está a desenvolver a iniciativa Biblioteca Solidária, cujo principal objetivo é angariar donativos para a população afetada pelos incêndios.

Este projeto abrange a região de Oliveira do Hospital pela proximidade e por ser uma das zonas devastadas pelos incêndios dos dias 15 e 16 de outubro. João Videira, coordenador das bibliotecas, diz que a ideia surgiu em conjunto com a pró-reitora para  responsabilidade social, Anabela Dinis.

A funcionária do setor de difusão e imagem e coordenadora do empréstimo interbibliotecas, Olga Abrantes, referiu que ao fazer o trajeto entre Penacova e Porto ficou impressionada, pois “parecia ter caído uma bomba de hidrogénio”.

Os coordenadores bibliotecários sentiram-se sensibilizados com esta tragédia que assolou Portugal continental, e disponibilizaram algum do seu tempo livre para ajudar. Contactaram a câmara municipal de Oliveira do Hospital e procuraram saber quais as principais necessidades.

Os produtos que estão a ser recolhidos são roupa interior, tinta branca e pequenos eletrodomésticos. Para de angariar donativos, a biblioteca ubiana procurou o apoio do Serra Shopping: a direção mostrou-se sensibilizada e garantiu a participação das lojas Modalfa e Worten, ambas pertencentes à SONAE. Outras empresas quiseram igualmente participar, com a Maxmat, por exemplo, a oferecer 35 mil litros de tinta branca.

Na própria UBI, a adesão tem sido reduzida, especialmente, quanto aos bens solicitados. João Videira justifica que poderá ter a ver com o facto de a campanha ter começado tardiamente. “Se fosse feita em cima do acontecimento poderia ter funcionado melhor”, admite João Videira.

Para além do projeto “Biblioteca Solidária”  está também a decorrer a iniciativa “Renascer” que inclui a colaboração com a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI). O coordenador das bibliotecas diz que o intuito é “articular aquilo que era a recolha das bibliotecas e a recolha que a AAUBI estava a fazer , pois eles têm necessidades diferentes.”

Esta campanha solidária está a decorrer até ao dia 26 de novembro nas três bibliotecas da UBI. A recolha dos produtos angariados é feita diariamente pelos funcionários e armazenada numa sala da biblioteca do polo principal.

GeoUrbi
GeoUrbi: Sair da redoma e cumprir o papel social