Futsal da AAUBI em...
Home Desporto
Futsal da AAUBI em destaque nos nomeados para a X Gala do Desporto Universitário

Márcia Soares + Urbi em quarta, 22 de novembro de 2017

Depois de ter conquistado o título europeu de futsal, a equipa da AAUBI está entre as nomeadas para os Prémios “Melhor do Ano” da Federação de Desporto Universitário. O treinador Arménio Coelho e o atleta Rafael Abdul também são candidatos a vencer os prémios de melhor treinador e atleta masculino.

Foto: FADU
Foto: FADU

É na próxima terça-feira, dia 28 de Novembro, que a Federação de Desporto Universitário (FADU) dá a conhecer os resultados da votação para os Prémios "Melhor do Ano". Na X Gala do Desporto Universitário serão distinguidas equipas, atletas masculinos e femininos, e ainda treinadores.

A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) conta com três nomeados para os prémios. A formação de futsal masculino, campeã europeia universitária, está selecionada para o prémio "Equipa". Já Rafael Abdul, guarda-redes da equipa de futsal, é candidato a melhor "Atleta Masculino", e Arménio Coelho técnico da formação, está indicado para "Melhor Treinador".

Rafael Abdul mostra-se surpreendido com a nomeação, mas realça o "feito histórico" alcançado pela formação, tornando-se na primeira "equipa portuguesa das universidades que conseguiu ser campeã europeia de futsal". O guarda-redes da equipa da AAUBI confessa que "não estava à espera, até porque havia mais pessoas que também mereciam esta nomeação, mesmo entre os colegas", mas realça que a indicação do seu nome para o prémio é o reconhecimento do trabalho que tem vindo a fazer. "Já pratico a modalidade há mais de 15 anos, nunca foi com o objetivo de ganhar prémios individuais, mas os prémios individuais vêm por acréscimo", revela.

Nomeado para o prémio de treinador do ano, Arménio Coelho não têm duvidas de que as nomeações são merecidas e resultado de todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido. "Depois de ter tido um título europeu e um vice-campeonato universitário, acho que não falta de modéstia nenhuma, antes pelo contrário. Então se nunca ninguém conseguiu e se ganhas, faz todo o sentido estares nomeado". O técnico da formação ubiana realça não apenas o facto de a AAUBI ter sido a primeira equipa nacional a alcançar este feito, mas sobretudo "as condições em que se ganhou (...) só com jogadores estudantes da universidade da beira interior, uma universidade fora dos grandes centros urbanos, isto é um título histórico".

A preparação para o europeu foi muito importante e Arménio Coelho relembra por isso todos os momentos que a equipa atravessou. "Apesar de ser muito intensa e muito em cima do acontecimento, a preparação possibilitou que a equipa toda se unisse. Tivemos muitas dificuldades para ir, muita incerteza até à última, os jogadores fizeram muitos sacrifícios, abdicaram de muita coisa, e isso tudo junto deu azo a que realmente quando lá chegámos, com uma série de contingências favoráveis, conseguíssemos o título, que era aquilo que mais queríamos", refere.

Apesar da importância dos prémios, o treinador lembra que o maior reconhecimento surge quando "os alunos começam a concorrer para a UBI com a ideia de virem jogar futsal na Universidade da Beira Interior, isso para nós é fabuloso, é isso que a gente pretende". Ser uma referência a nível nacional acaba por ser a maior distinção que se pode obter, garante Arménio Coelho. "Nós além de uma equipa universitária, somos um clube que está enquadrado dentro de um projeto universitário e somos um laboratório de futsal, e queremos afirmarmo-nos como tal a nível da formação".

Sem querer antecipar resultados, Arménio Coelho garante que a nomeação é justa, mas cabe "ao júri e a quem vota, e a toda a gente, decidir se realmente devemos ou não ser reconhecidos pelo trabalho que fizemos".

Os vencedores vão ser apurados através da votação dos clubes (ponderação de 50%), da votação de um júri constituído por personalidades de relevo do Desporto Universitário português (30%) e através dos "Likes" obtidos na fotografia de cada um dos nomeados na página de Facebook da FADU.

A votação encerra às 17h00 do dia 22 de novembro e os resultados serão divulgados na Gala da FADU, a 28 de novembro, em Cascais.

GeoUrbi
GeoUrbi: Futsal da AAUBI em destaque nos nomeados para a X Gala do Desporto Universitário