UBI recebe campanh...
Home UBI
UBI recebe campanha de dádiva de sangue

Ana Barbosa em quarta, 22 de novembro de 2017

A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) fez o apelo e mais de 178 alunos responderam com 80.100ml de sangue à campanha "DOAR É GANHAR".

Foto: Alexandre Carvalho
Foto: Alexandre Carvalho

Entre os dias 13 e 21 de novembro a AAUBI, em parceria com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação de Coimbra (IPST), promoveu a campanha de dádiva de sangue "DOAR É GANHAR". O objetivo era ajudar a repor as reservas de sangue do IPST, fidelizar os dadores já existentes e angariar novos. A Associação Académica criou então uma corrida entre as faculdades para aumentar a adesão. Quem recolhesse mais sangue, ganhava. Rita Cruz, Coordenadora da Secção de Saúde e Ação Social da AAUBI, explica como surgiu a ideia: "quando fui doar sangue, uma enfermeira comentou que os jovens eram muito difíceis de convencer. Agora, numa posição que me permite atuar nesse sentido, senti que devia lançar este concurso".

A adesão da comunidade académica não podia ter sido melhor e os resultados confirmam que há muita gente com vontade de ajudar. Foram 3 os polos visitados em 3 dias, um total de 178 alunos doadores e 80.100ml de sangue recolhidos. Para Rita Cruz, "esta é uma ação que deverá ser repetida pelas próximas direções porque é de facto uma dádiva essencial. Os estudantes fazem muito mais do que festas. Somos o futuro da comunidade e é a pensar na comunidade que temos de contribuir".

Uma unidade de sangue doada tem 450 ml, volume que se pode colher sem prejudicar o dador. Com uma única doação é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado e pode ser utilizado em diversas situações clínicas. Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. Para uma primeira dádiva, o limite de idade é de 60 anos. A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

Para quem não participou nesta campanha, a AAUBI e o IPST sugerem a consulta do site dador.pt, onde estão disponiveis todas informações para as pessoas interessadas em doar e ajudar.

GeoUrbi
GeoUrbi: UBI recebe campanha de dádiva de sangue