"A Covilhã tem qu...
Home UBI
"A Covilhã tem qualquer coisa de diferente dos outros sítios"

Rafael Mangana em quarta, 25 de abril de 2018

Pressionada pela família, Catarina Martins concorreu para Direito a torcer para não entrar... e não entrou. Cumpriu o sonho de estudar Marketing e em 2008 ingressava na UBI, instituição que ainda hoje recorda e que lhe deu a formação necessária para vingar e alguns dos seus melhores amigos.

Catarina Martins
Catarina Martins

Urbi et Orbi: Porquê UBI e porquê Marketing?

Catarina Martins: É uma história engraçada. Eu queria Marketing mas fui cedendo a pressões familiares para ir para Direito. Felizmente as médias de Direito naquele ano subiram tanto que eu acabei por entrar no curso que queria. A UBI porque para mim era Lisboa ou perto de casa e a UBI era o sítio mais perto de casa.

 

U@O: Valeu a pena a escolha?

CM: Muito, valeu muito a pena.

 

U@O: O que recorda dos tempos da UBI?

CM: As melhores coisas não recordo porque ainda as levo comigo, que são principalmente o meu círculo mais próximo de amigos que a maior parte foi criado aqui, e alguns que aqui nem éramos grandes amigos e que com a vida acabámos por nos tornarmos grandes amigos. Os meus melhores amigos, a maioria deles, estudaram aqui. A Covilhã tem qualquer coisa de diferente dos outros sítios, o que se constrói aqui, acabamos por nos tornar tão próximos que fica para a vida. Acho que se estudasse em Lisboa não ia ser assim, as pessoas acabam por se afastar mais, não ficam tão juntas.

 

U@O: Como tem sido o seu percurso profissional desde que concluiu o curso na UBI?

CM: Comecei logo por tirar um “Verão sabático” e não me preocupei logo com emprego quando saí. Em setembro comecei à procura, tive uns tropeços no início mas em dezembro estava a trabalhar. Estive numa primeira agência perto de dez meses, depois fui para outra agência que já é muito reconhecida em Portugal que é a Mosca e depois da Mosca apeteceu-me sair um bocadinho da zona de conforto e fui para Moçambique para a DDB. Agora estou na Diamond, que é uma agência digital que faz parte do grupo de tecnologia Bold. Toda a minha vida fui copywriter, neste momento além de copywriter também faço gestão de redes sociais.

 

U@O: Foi importante sair de Portugal?

CM: Sim. Acho que é bom, só o viajar já é bom, mas o viver no estrangeiro e estar dentro de uma cultura que não é a nossa... Eu gostei da minha experiência porque é uma cultura que se afasta da nossa, não é nada ocidental e eu acho que é bom. Por umas coisas faz-nos crescer profissionalmente, por outras faz-nos crescer pessoalmente e muito. Acho que com uma distância de 10.000 quilómetros constróis qualquer coisa dentro de ti, tanto na vida profissional como pessoal, que te ajuda a ir mais longe.

 

U@O: Que conselho daria a um aluno finalista da UBI para vingar na área do Marketing?

CM: Fala-se muito dos híbridos e das pessoas que conseguem desempenhar mais do que uma função numa área tão complexa como é o Marketing. Eu acho que o importante é ter um propósito e fazer o que mais gosta, não inventar. Perseguir um propósito profissional e na vida pessoal fazer-se o que se gosta para atingir esse propósito. Tudo o resto vem depois, vem com o tempo.

 

Perfil:

Nome: Catarina Martins

Naturalidade: Mação

Curso: Marketing

Ano de entrada na UBI: 2008

Filme preferido:  “Persona”

Livro preferido:  “Cândido ou O Otimismo” de Voltaire

Hobbies: Música, ler, escrever, crossfit e surf

GeoUrbi
GeoUrbi: