Conselho Geral apr...
Home UBI
Conselho Geral aprova Relatório de Atividades e Contas de 2017

Urbi em quarta, 25 de abril de 2018

Aumento dos estudantes da UBI foi destacado, numa reunião onde também foi analisado o Relatório do Provedor do Estudante.

Última reunião do Conselho Geral decorreu na sexta-feira, 20 de abril
Última reunião do Conselho Geral decorreu na sexta-feira, 20 de abril

O Conselho Geral da Universidade da Beira Interior (CG-UBI) aprovou o “Relatório de Atividades e Contas Consolidadas 2017”, na reunião que teve lugar na sexta-feira, dia 20 de abril.

Um dado relevante do documento é o aumento dos estudantes, tanto nacionais como internacionais. O número de alunos que frequenta a UBI ascendeu no ano passado a cerca de 7.300, entre os quais cerca de 1.200 internacionais.

Este crescimento é destacado pelo presidente do CG-UBI, José Ferreira Gomes, que considera a subida de “uma importância crucial para o sucesso da universidade” e salienta os resultados obtidos na estratégia de internacionalização.

A UBI está no topo das instituições de Ensino Superior portuguesas que apresenta melhores números absolutos de estudantes internacionais, o que, para José Ferreira Gomes, a coloca “numa posição bastante saliente” no panorama nacional. “Considerando a dimensão da Universidade, mais pequena do que as instituições do Litoral, tem uma posição notável, o que mostra o excelente trabalho continuado, e por vezes difícil, do Reitor e da sua equipa reitoral, para darem a conhecer o que é a UBI e oferecerem condições de atração de estudantes”.

Em plano menos positivo estão as contas registadas em 2017, cujo défice tem origem no subfinanciamento da UBI, em termos de dotação do Estado. Um problema que seria corrigido, lembra o Presidente do Conselho Geral, “se a Universidade fosse financiada em função do número de estudantes que tem, isto é, do serviço educativo que presta, em vez do financiamento histórico, de há 10 ou 20 anos, como de facto acontece”. “A UBI cresceu mais que muitas outras e tem um financiamento médio por estudante mais baixo”, lamenta.

Outro documento em análise na reunião do CG-UBI da manhã desta sexta-feira foi o “Relatório Semestral do provedor do estudante 2017/2018 - Primeiro Semestre”. “Foi apresentado pelo Provedor, Luís Lourenço, com muito detalhe e o entusiasmo habitual. Sendo o oitavo, e uma vez que está a terminar o mandato, vários membros do Conselho fizeram considerações muito positivas de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho que ele desenvolveu ao longo destes anos com os estudantes, para ultrapassar os pequenos problemas que sempre surgem”, de acordo com José Ferreira Gomes.

O trabalho realizado por Luís Lourenço, docente do Departamento de Gestão e Economia da UBI, desde que assumiu funções em fevereiro de 2014, levou a que os conselheiros aprovassem um voto de louvor e solicitassem a manutenção no cargo até final do atual ano letivo.

 

GeoUrbi
GeoUrbi: Conselho Geral aprova Relatório de Atividades e Contas de 2017