ASTA na Arménia
Home Cultura
ASTA na Arménia

Urbi em quarta, 25 de abril de 2018

ASTA – Associação de Teatro e Outras Artes, companhia profissional com sede na Covilhã, representará, pela primeira vez, Portugal no Festival Internacional de TeatroArmmono, que se realiza em Erevan, capital da Arménia.

Peça apresentada marca as comemorações dos 20 anos de carreira do ator Sérgio Novo
Peça apresentada marca as comemorações dos 20 anos de carreira do ator Sérgio Novo

A companhia covilhanense ASTA irá apresentar na Arménia o seu mais recente trabalho teatral, PARADJANOV – A Celebração da Vida, e que marca as comemorações dos 20 anos de carreira do ator Sérgio Novo.

A ASTA estará em terras arménias entre os dias 27 de abril e 3 de maio próximos, e apresenta o seu espetáculo no dia 30 de abril na Santa Sé de Echmiadzin (equivalente ao Vaticano para os católicos), perto da capital daquele país.

De referir que a Arménia é considerada como o primeiro país a adotar o cristianismo no início do século IV. Hoje, cerca de 96 por cento da sua população são católicos apostólicos ortodoxos. E a região que compreende a atual Arménia é a terra bíblica onde atracou a Arca de Noé, segundo o relato dos Genesis, no monte Ararat, hoje localizado na Turquia.

Com a participação neste festival internacional de teatro, a ASTA aumenta para 13 países diferentes (Alemanha, Argentina, Brasil, Costa Rica, Espanha, França, Itália, Marrocos, México, Suécia, Turquia e Venezuela) onde já apresentou o seu trabalho, “numa lógica de internacionalização da língua e cultura portuguesas, sem precedentes”, pode ler-se em comunicado.

O espetáculo é financiado pelo Ministério da Cultura – Direção Grela das Artes e conta com o apoio à internacionalização por parte da Fundação Calouste Gulbenkian.

GeoUrbi
GeoUrbi: ASTA na Arménia