Eurovisão mostra ...
Home Região
Eurovisão mostra imagens da Covilhã a público de todo o mundo

Pedro Damasceno Lopes em quarta, 25 de abril de 2018

Quinta do Tapado, na Boidobra, foi o local escolhido pela RTP para a criação do vídeo de apresentação do cantor Benjamin Ingrosso, representante da Suécia no Festival Eurovisão da Canção, que se realiza pela primeira vez em Portugal.

Benjamin Ingrosso fez queijo-fresco na Quinta do Tapado. Fotografia: Wiwibloggs
Benjamin Ingrosso fez queijo-fresco na Quinta do Tapado. Fotografia: Wiwibloggs

Durante o Festival da Eurovisão, no dia 10 de maio, milhões de telespectadores irão ver imagens da Covilhã em formato postcard. As filmagens com locais, produtos, cultura e paisagens da região foram recolhidas durante a passagem do representante da Suécia na Eurovisão pela cidade. No festival, Benjamin Ingrosso vai interpretar o tema Dance You Off, com o vídeo da Covilhã a anteceder a entrada do artista em palco.

Nos dias 16 e 17 de abril, o cantor veio até à região para a gravação do seu postcard. A cidade-neve ou cidade-lã, como muitas vezes é denominada, está entre muitas outras localidades igualmente selecionadas pela RTP para servirem de pano de fundo destes vídeos de 40 segundos, que serão vistos durante o festival pelos telespectadores em todo o mundo.

No primeiro dia da visita, a comitiva sueca, composta por Benjamin e a sua manager musical, mais a equipa da RTP responsável pela gravação destes postais, deslocaram-se à Quinta do Tapado, na Boidobra, onde o cantor sueco fez a sua experiência portuguesa para o vídeo de apresentação.

A Eurovisão pretende possibilitar que os 43 intérpretes do festival contactem com a cultura portuguesa. A Benjamin Ingrosso foi dada a oportunidade de experimentar o que é produzir queijo-fresco, um dos produtos típicos da Beira Interior. O vídeo de apresentação do cantor será focado nesta sua experiência de produção, ao lado das pessoas que todos os dias fabricam este tipo de queijo. No final, o vídeo deverá apresentar ainda um piquenique nas planícies verdes da região, com a Covilhã como paisagem de fundo.

Já no dia 17 de abril, o cantor sueco e a equipa da RTP foram recebidos pelos vereadores Regina Gouveia e José Armando Serra dos Reis, no salão nobre da Câmara Municipal da Covilhã. Visivelmente satisfeita pela presença do cantor sueco na cidade, e pela possibilidade dada pela RTP de apresentar a cidade ao mundo, Regina Gouveia ofereceu também uma visita guiada aos locais mais emblemáticos da cidade, onde foram registadas mais imagens.

O percurso de apresentação da cidade ao artista sueco foi feito por entre os pontos mais turísticos, desde a fachada da Igreja de Santa Maria, ao mítico miradouro das Portas do Sol, passando pelo New Hand Lab, espaço de inovação artística e exposição de material ligado ao têxtil. Ao longo do percurso, foram notórias a surpresa e o entusiasmo mostrados pela equipa sueca, que desfrutou igualmente do sol e do calor covilhanenses que já se faziam sentir naquele dia.

Numa travessia entre os elementos mais tradicionais e mais modernos da cidade, Benjamin Ingrosso foi igualmente recebido no Cinco, atelier e loja de produção de artesanato, e n’A Tentadora, espaço comercial de produtos regionais, onde o cantor fez uma prova de gastronomia tradicional. A equipa visitou ainda o novo restaurante Paço 100 Pressa, no centro da cidade, onde Benjamin pôde provar o pastel-de-molho, um dos produtos mais típicos da Covilhã.

A visita guiada percorreu outros pontos da Rota da Lã, em que se incluiu o New Hand Lab e a exposição de máquinas e produtos instalados naquela antiga fábrica. O cenário mostrou-se, uma vez mais, encantador para o artista sueco.

A viagem pela cidade não podia ficar concluída sem uma rápida passagem pela Serra da Estrela. Habituado ao convívio com a neve na Suécia, o fator que mais surpreendeu o cantor foi mesmo a comunhão do sol com as paisagens brancas. Depois dos vários convites endereçados pela vereadora da Cultura, ficou prometido um regresso à cidade.

GeoUrbi
GeoUrbi: Eurovisão mostra imagens da Covilhã a público de todo o mundo