Torneio de videojo...
Home Região
Torneio de videojogos ajuda em matemática e português

Sara Monteiro em quarta, 25 de abril de 2018

Criado por alunos do concelho do Fundão, o torneio Play Summit Teen insere-se no projeto Gamification, uma plataforma que consiste na criação de jogos motivacionais.

O primeiro prémio foi levado pela Escola Básica 2º e 3º ciclos de Silvares. Foto: Município do Fundão.
O primeiro prémio foi levado pela Escola Básica 2º e 3º ciclos de Silvares. Foto: Município do Fundão.

O evento decorreu sábado na Escola Serra da Gardunha e visava mostrar o trabalho final dos estudantes de 9º ano que trabalharam nos jogos durante este ano letivo. A organização foi da Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, com o apoio da Câmara Municipal do Fundão, através de um programa de inovação social. 

Os videojogos do Play Summit Teen adotam os conteúdos programáticos de Português e Matemática do terceiro ciclo do ensino básico, tendo o torneio contado com a participação das equipas do Externato Capitão Santiago de Carvalho, de Alpedrinha, e dos agrupamentos de escolas da Gardunha, do Fundão e das Terras do Xisto, em Silvares.

O objetivo do projeto, contemplado no programa Portugal 2020, centra-se na motivação dos alunos para a aprendizagem de conteúdos escolares através de estratégias de “gamificação”, incluindo o incentivo para exames nacionais de forma lúdica e coletiva.

No final, os participantes foram premiados pelo esforço desenvolvido ao longo dos últimos meses, com a Escola Básica do 2º e 3º ciclos de Silvares, orientada pelo professor Fernando Machado, a levar o primeiro prémio. Denominada JDM Drifters, a equipa vencedora recebeu um IPAD de quinta geração, bem como a “taça”, em forma de consola.

Simone Barros, professora na Universidade Federal de Pernambuco, foi convidada pela Agência Gardunha 21 como investigadora do projeto Gamification nas escolas básicas. Sobre eventos futuros, a pesquisadora brasileira revela que nove turmas do concelho de Gouveia vão participar num campeonato semelhante. Depois haverá uma final intermunicipal entre as escolas campeãs, com encontros em ambos os concelhos.

GeoUrbi
GeoUrbi: Torneio de videojogos ajuda em matemática e português