Sara Monteiro em quarta, 25 de abril de 2018
Criado por alunos do concelho do Fundão, o torneio Play Summit Teen insere-se no projeto Gamification, uma plataforma que consiste na criação de jogos motivacionais.
O primeiro prémio foi levado pela Escola Básica 2º e 3º ciclos de Silvares. Foto: Município do Fundão.
O evento decorreu sábado na Escola Serra da Gardunha e visava mostrar o trabalho final dos estudantes de 9º ano que trabalharam nos jogos durante este ano letivo. A organização foi da Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, com o apoio da Câmara Municipal do Fundão, através de um programa de inovação social.
Os videojogos do Play Summit Teen adotam os conteúdos programáticos de Português e Matemática do terceiro ciclo do ensino básico, tendo o torneio contado com a participação das equipas do Externato Capitão Santiago de Carvalho, de Alpedrinha, e dos agrupamentos de escolas da Gardunha, do Fundão e das Terras do Xisto, em Silvares.
O objetivo do projeto, contemplado no programa Portugal 2020, centra-se na motivação dos alunos para a aprendizagem de conteúdos escolares através de estratégias de “gamificação”, incluindo o incentivo para exames nacionais de forma lúdica e coletiva.
No final, os participantes foram premiados pelo esforço desenvolvido ao longo dos últimos meses, com a Escola Básica do 2º e 3º ciclos de Silvares, orientada pelo professor Fernando Machado, a levar o primeiro prémio. Denominada JDM Drifters, a equipa vencedora recebeu um IPAD de quinta geração, bem como a “taça”, em forma de consola.
Simone Barros, professora na Universidade Federal de Pernambuco, foi convidada pela Agência Gardunha 21 como investigadora do projeto Gamification nas escolas básicas. Sobre eventos futuros, a pesquisadora brasileira revela que nove turmas do concelho de Gouveia vão participar num campeonato semelhante. Depois haverá uma final intermunicipal entre as escolas campeãs, com encontros em ambos os concelhos.