ASTA premiada na A...
Home Região
ASTA premiada na Argentina

Urbi em quarta, 17 de outubro de 2018

Melhor Monólogo, na Categoria Drama, foi esta a distinção arrecadada pela companhia covilhanense no 14.º Festival Ibero Americano Mar del Plata, na Argentina. Sérgio Novo, foi ainda nomeado para o Prémio de Melhor Ator, e Pati Domenech para Melhor Diretor.

Sérgio Novo foi nomeado para o Prémio de Melhor Ator
Sérgio Novo foi nomeado para o Prémio de Melhor Ator

A ASTA, companhia de teatro profissional sediada na Covilhã, está desde o passado dia 1 de outubro em digressão pela América Latina. Na mala leva Paradjanov – A Celebração da Vida, um trabalho unipessoal, que celebra os 20 anos de carreira do ator Sérgio Novo.

A primeira paragem foi em Buenos Aires, no passado dia 4, e a 6 apresentou-se no festival de Mar del Palta, que anunciou hoje os vencedores da edição deste ano.

Neste momento, a ASTA, encontra-se em São Paulo, Brasil, onde permanecerá até final do mês. Já fez quatro apresentações e ainda têm mais três agendadas em território brasileiro.

Este novo prémio, eleva para 19 as distinções alcançadas pela ASTA, ao longo dos seus 18 anos de atividade ininterrupta, oriundas de 5 países (Argentina, Espanha, França, Marrocos e Portugal)

Recorde-se que este espectáculo foi estreado no início do ano, em Santander, passou ainda por Burgos, Tenerife, Madrid e Barcelona, em Espanha. Em Itália foi apresentado nas cidades de Gubio e Loreto. Por cá, além da Covilhã, esteve em Santa Maria da Feira, Idanha-a-Nova, Vieira de Leiria e Sintra. Tendo ainda viajado até à capital da Arménia, Yerevan, para participar no Festival Internacional de Teatro Armmono. Até ao momento, foram realizadas, um total de 28 apresentações.

Este projecto da ASTA, gira em torno da vida e obra do grande cineasta arménio, Sergei Paradjanov, considerado um dos mais importantes do século XX. É financiado pelo Ministério da Cultura / Direção Geral das Artes, conta com o apoio à internacionalização por parte da Fundação Calouste Gulbenkian, e está co-produzido pela companhia Abrego teatro, a sala La Teatreria de Abrego e o Festival Internacional de Teatro Solo Tu, ambos de Santander.

GeoUrbi
GeoUrbi: ASTA premiada na Argentina