A UBI chega ao esp...
Home Região
A UBI chega ao espaço

Sofia Barata Pires em quarta, 12 de dezembro de 2018

A Universidade da Beira Interior prepara-se para chegar ao espaço em 2020. O Nanostar Project arranca já este ano.

Cartaz do evento
Cartaz do evento

Nanostar Project começou com "a vontade de se construir pequenos satélites e explorar uma área nova na Universidade da Beira Interior, a engenharia aeroespacial". Este projeto é constituído por sete universidades de três países diferentes, Espanha, França e Portugal e a sua apresentação aos alunos da Universidade da Beira Interior decorreu no dia 21 de novembro na Faculdade de Engenharias.

O projeto financiado pelo Interreg Sudoe Program (organização de fundos para projetos relacionados com o sudoeste Europeu) vai decorrer em três fases, durante as quais "alunos com altas capacidades a nível de engenharia vão ser postos à prova". Os nano-satélites serão construídos do zero, desde a conceção ao design, e tudo será pensado e executado pelos estudantes que se vão dividir em equipas, consoante as suas universidades.

Cada universidade terá um laboratório onde vai desenvolver os seus projetos, estando todos eles ligados entre si, com o mesmo fim, enviar para o espaço um satélite educando os alunos acerca das competências dos sistemas espaciais, tornando-se numa referência neste campo a nível Europeu.

Jorge Monteiro, Engenheiro Aeronáutico, Investigador da UBI e coordenador do projeto Nanostar na universidade explica que "é muito importante participarmos em projetos como este, porque, apesar de existir Engenharia Aeronáutica na Faculdade, a Engenharia Aeroespacial é uma área que está em falta".

Anna Guerman, professora do departamento de Ciências Aeroespaciais e, também, coordenadora da equipa da UBI acredita que o primeiro contacto com os alunos em relação a este projeto foi bastante positivo: "Pela quantidade de pessoas que estão aqui presentes e que deixaram o seu contacto, acho que os alunos têm bastante interesse neste projeto."

Pedro Dente, estudante do 5º ano de Engenharia Aeronáutica mostra-se "muito interessado" pois vê no Nanostar Project uma forma de aprendizagem para aquilo que quer fazer no futuro a nível profissional.

O Nanostar Project terá a duração de dois anos e promete abrir as portas da Universidade da Beira Interior para o Espaço.

GeoUrbi
GeoUrbi: A UBI chega ao espaço