Alunos de Cinema n...
Home Cultura
Alunos de Cinema nomeados para Prémio Sophia Estudante

Urbi em quarta, 12 de dezembro de 2018

O documentário "Idiossincrasias", de Noé Pereira, e o cartaz de Clara Norbach são finalistas do concurso promovido pela Academia Portuguesa de Cinema – Associação Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas.

Os três primeiros classificados vão ser conhecidos esta quinta-feira, 13 de dezembro
Os três primeiros classificados vão ser conhecidos esta quinta-feira, 13 de dezembro

Dois trabalhos de alunos da Licenciatura em Cinema da Universidade da Beira Interior (UBI) estão nomeados para a edição deste ano do Prémio Sophia Estudante. “Idiossincrasias”, creditado a Noé Pereira, é um dos seis finalistas na categoria de “Melhor Curta-Metragem Documentário”, e o trabalho de Maria Clara Norbachs, para a produção “Flor de Lótus”, recebeu a nomeação para “Melhor Cartaz”.

O documentário “Idiossincrasias” foi realizado por alunos do 1º Ciclo em Cinema, no módulo de documentário da Unidade Curricular de Projeto de Cinema I, lecionado pela docente do Departamento de Comunicação e Artes, Manuela Penafria. Fazem parte da equipa responsável pela produção Noé Pereira, Flávio Miller, Filipe Vieira e Carlos de Sousa. Este filme parte da obra “Traços Fundamentais da Cultura Portuguesa”, de Miguel Real, uma das principais figuras da cultura portuguesa contemporânea.

Quanto ao trabalho nomeado para “Melhor Cartaz”, é da autoria de Clara Norbach, e tratou-se de uma produção feita propositadamente para acompanhar a candidatura do filme “Flor de Lótus”, ao Prémio Sophia Estudante. A aluna frequenta também o 1.º Ciclo em Cinema e alcançou a nomeação no ano de estreia desta categoria na competição.

O Prémio Sophia Estudante é uma iniciativa da Academia Portuguesa de Cinema – Associação Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas – APACC. Esta é a quinta edição de uma iniciativa que se destina a promover a realização de curtas-metragens junto de estudantes do Ensino Superior universitário e técnico, com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

Os três primeiros classificados vão ser conhecidos esta quinta-feira, 13 de dezembro, na cerimónia que se realiza na cidade do Porto, no Teatro Municipal Rivoli.

GeoUrbi
GeoUrbi: Alunos de Cinema nomeados para Prémio Sophia Estudante