Diretores de centr...
Home UBI
Diretores de centros da UBI assumem funções

Urbi em quarta, 13 de fevereiro de 2019

Responsáveis do Museu de Lanifícios, CFIUTE, CREA e Centro de Óptica vão cumprir mandatos de dois anos.

Diretores entraram em funções na primeira semana de fevereiro
Diretores entraram em funções na primeira semana de fevereiro

Os diretores de quatro centros da Universidade da Beira Interior (UBI) entraram este início do mês de fevereiro em funções, ficando a dirigir essas entidades nos próximos dois anos. As nomeações abrangem o Museu de Lanifícios, o CFIUTE - Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial, o CREA - Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem e o Centro de Óptica.

O Museu de Lanifícios terá como responsável a Professora Auxiliar do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis, Rita Salvado. O espaço museológico apresenta o trabalho desenvolvido pela UBI na proteção de património existente na Real Fábrica de Panos, fundada pelo Marquês de Pombal em 1764. Trata-se de um museu de ciência e tecnologia e tem por missão a salvaguarda e a conservação ativa do património industrial têxtil, assim como a investigação e divulgação da tecnologia associadas ao processo de industrialização dos lanifícios. 

Quanto ao CFIUTE, é dirigido por Mário Raposo, Professor Catedrático do Departamento de Gestão e Economia e Vice-Reitor da Área de Concursos de Docentes, Atos Académicos e Infraestruturas. Vai continuar na direção de uma estrutura que cumpre uma das missões da UBI, no campo da formação. O CFIUTE tem por objetivo a formação de empresários, trabalhadores do setor público e privado, colaboradores e alunos da UBI, bem como incentivar e reforçar a cooperação entre a Universidade e as empresas.

No CREA - Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem mantém-se a Professora Associada do Departamento de Comunicação e Artes, Manuela Penafria. Fica, assim, à frente desta unidade de apoio à investigação, ao ensino e à prestação de serviços na área do audiovisual, que é composta por estúdios de televisão e rádio e laboratórios de jornalismo online, de fotografia e multimédia, entre outros.

O Centro de Óptica tem como diretora Sandra Mogo, Professora Auxiliar com Agregação do Departamento de Física. Este Centro promove e apoia a investigação e o desenvolvimento científico e tecnológico nas diversas Unidades de I&D e Departamentos da Universidade e presta serviços ao exterior, nomeadamente solicitações de outras Universidades, Laboratórios, Centros de Investigação, organismos e empresas públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras.

Na tomada de posse, que decorreu na segunda-feira, 4 de fevereiro, assumiu ainda funções a nova Chefe de Divisão de Economato e Património, Adélia Abrunhosa. Até agora, desempenhava as funções de Técnica Superior na mesma Divisão de Economato e Património, que integra os Serviços Administrativos.

GeoUrbi
GeoUrbi: Diretores de centros da UBI assumem funções