UBI homenageia o a...
Home Região
UBI homenageia o antigo docente Mário Pereira

Urbi em quarta, 13 de fevereiro de 2019

O tributo, a título póstumo, teve lugar no Centro de Óptica.

Mário Pereira foi docente da UBI entre 1988 e 2008
Mário Pereira foi docente da UBI entre 1988 e 2008

A Universidade da Beira Interior (UBI) promoveu esta segunda-feira, 11 de fevereiro, uma cerimónia de homenagem ao Prof. Doutor Mário José Teixeira Pereira. No âmbito da iniciativa foi descerrada uma placa em que é atribuído o nome do docente ao Laboratório de Ensino de Ótica, estrutura que integra o Centro de Óptica.

Mário José Teixeira Pereira, nascido em 1963 e falecido em 2008, era natural de Cabeceiras de Basto, no distrito de Braga. Licenciou-se, em 1988, em Física – Ramo Materiais, pela Universidade de Aveiro. Já na UBI, em 2002, obteve o Grau de Doutor em Física, com a tese intitulada “Reconhecimento do Padrão Óptico da Estrutura da Folha de Papel”, com orientação de Paulo Fiadeiro.

Profissionalmente integrou o corpo docente do Departamento de Física da UBI (DF-UBI) desde outubro de 1988, primeiro como Assistente Estagiário, tendo passado à categoria de Professor Assistente, em maio de 1994, até à data da sua morte. Durante esse período, lecionou nos cursos de licenciaturas em Física Aplicada, em Ensino da Física, em Ensino da Química e em Química Industrial e ainda nas engenharias de Produção e Gestão Industrial, Têxtil, do Papel, Aeronáutica, Eletrotécnica, Eletromecânica, Mecânica e Engenharia Civil. 

Antes de chegar à Universidade da Beira Interior realizou estágio na Empresa Pólo, em Vila Real, no domínio do controlo de qualidade no fabrico de lentes bifocais.

Enquanto investigador, além da participação em diversos projetos, integrou a Unidade de Investigação e Desenvolvimento de Deteção Remota, do Departamento de Física da UBI, e o Centro de Óptica.

Mário Pereira teve ainda responsabilidades administrativas no DF-UBI, nomeadamente como Diretor da Licenciatura em Optometria e Optotecnia - Física Aplicada (2002-2004), elemento do Conselho do Departamento de Física da UBI (1998-2000), representante do Departamento de Física no Centro de Óptica (1994-1997) e como responsável por dois laboratórios do mesmo Centro.

Foi também membro da Academia de Ciências de New York, desde novembro de 1997, e da Comissão de Normalização CTE-76, desde dezembro de 2001.

GeoUrbi
GeoUrbi: UBI homenageia o antigo docente Mário Pereira