Faculdade de Ciên...
Home UBI
Faculdade de Ciências da Saúde recebe XVI Festubi

Nádia Simão + Silvina Mesquita + Beatriz Tavares + Rita Paulo + AAA em quarta, 24 de abril de 2019

Casa cheia no festival de tunas organizado pela Desertuna.

Entrega de premios do XVI Festubi
Entrega de premios do XVI Festubi

O XVI Festubi, Festival de Tunas da Universidade da Beira Interior),  decorreu nos dias 12 e 13 de Abril, no Grande Anfiteatro da Faculdade de Ciências da Saúde tendo como participantes a Tuna De Medicina da Universidade de Coimbra (TMUC), a Tuna Académica do ISEP (TAISEP), Tuna de Engenharia da Universidade do Porto (TEUP) e a Tuna Académica de Lisboa (TAL), contando ainda com a tuna organizadora do evento, a Desertuna.

O evento teve como convidados especiais "Três Bairros" e o projeto "Fado Livre" e dividiu-se em dois dias. No primeiro dia, sexta-feira, houve serenatas na Praça do Município. No sábado, segundo e último dia, decorreu o concurso de tunas que contou com a presença de tunas oriundas do Porto, Coimbra e Lisboa.

A Tuna Académica do Instituto Superior de Engenharia do Porto (TAISEP) venceu os prémios de Melhor Serenata e Tuna Mais Tuna e a Tuna de Engenharia da Universidade do Porto (TEUP) levou para casa Melhor Porta Estandarte e Melhor Pandeireta. A representar Coimbra, a Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra (TMUC) venceu o prémio Melhor Original. A grande vencedora da noite de sábado do prémio de Melhor Tuna foi a Tuna Académica de Lisboa (TAL), vencendo também os prémios Melhor Solista, Instrumental e Pasacalles. Num misto de emoções, o músico Miguel Faria afirma que tanto eles como os seus companheiros sentiram-se privilegiados por terem vindo “cá acima tocar e partilhar este palco com todas estas tunas, acho que ganhar foi só a cereja no topo do bolo”, acrescentando ainda que no ano que vem se forem convidados terão "muito gosto em voltar aqui a esta magnífica cidade".

Depois da interrupção da organização do festival no ano passado devido à falta de um espaço físico para a sua realização, a Desertuna voltou a debater-se com este problema este ano, tendo encontrado a solução na Faculdade de Ciências da Saúde que viu o seu auditório com uma lotação esgotada durante o evento.

Apesar das dificuldades sentidas a nível de localização e de apoios que “cada vez são menos”, como explica Augusto Domingues, membro da Desertuna, o feedback “foi muito positivo, as tunas estão muito felizes”.

 

GeoUrbi
GeoUrbi: Faculdade de Ciências da Saúde recebe XVI Festubi