Alunos da UBI dão...
Home UBI
Alunos da UBI dão nova vida aos quartos da Casa do Menino Jesus

Cristiana Ribeiro Pina em quarta, 16 de outubro de 2019

A iniciativa decorreu no âmbito da “Semana de Integração Solidária” da AAUBI que se realizou de 7 a 11 de outubro e que teve como principal objetivo promover o espirito solidário da comunidade escolar.

O grupo de voluntariados iniciou os trabalhos pela manhã com um sorriso de boa disposição
O grupo de voluntariados iniciou os trabalhos pela manhã com um sorriso de boa disposição

A Casa do Menino Jesus recebeu no passado dia 9 de outubro vários jovens da Universidade da Beira Interior para dar uma nova pintura a alguns quartos da instituição. Esta foi uma das várias atividades incluídas na semana solidária da AAUBI, cuja organização ficou a cargo da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) em parceria com a Associação de jovens para Ação Solidária (AJAS).

Rita Osório, Beatriz Simões e Juliana Azevedo foram três das voluntárias que ficaram a saber desta ação devido à praxe. São alunas do primeiro ano de Ciências Biomédicas e consideram que “este tipo de atividades são divertidas e permitem descontrair do ambiente vivido no dia a dia”.

Para Rita Osório estas ações deviam ser alargadas a toda a comunidade escolar, “porque apesar de haver pessoas de outros cursos a colaborar, a maioria são alunos do primeiro ano.” Na opinião de Rita estas atividades são importantes para o crescimento pessoal e também “para percebermos que não estamos sozinhos no mundo”. A aluna deu o exemplo das campanhas do banco alimentar para afirmar que “as pessoas não precisam de ajuda só no natal ou na Páscoa, mas sim durante todo o ano”. Para finalizar, a jovem aluna defende que este espirito solidário deva acontecer durante todo o ano e não apenas em “épocas especiais”.

Joana Rondão, aluna de Estudos Portugueses e Espanhóis faz parte da Associação AJAS há três anos e foi a partir dela que teve conhecimento desta ação. Para a voluntária este evento “ajuda a baixar o estigma que a praxe tem na sociedade e ao mesmo tempo faz com que os novos alunos conheçam melhor a Covilhã”. A universitária destaca também a importância de “haver mais semanas solidárias ao longo do ano”.

Para além da Casa do Menino Jesus, a “Semana de Integração Solidária” procurou ajudar outras instituições da cidade como o Banco Alimentar da Cova da Beira, a Cruz Vermelha ou o Lar de São José.

GeoUrbi
GeoUrbi: Alunos da UBI dão nova vida aos quartos da Casa do Menino Jesus