Centro de Atividad...
Home Região
Centro de Atividade tem palestra sobre a tiroide

Nuno Vicente em quarta, 16 de outubro de 2019

“Tiroide – A Chave para o Equilíbrio”, uma palestra sobre as características das doenças relacionadas com a tiroide e como preveni-las foi organizada no Centro de Atividades da Covilhã.

Joana Ascensão faz apresentação Power Point ao público
Joana Ascensão faz apresentação Power Point ao público

A companhia farmacêutica Farmácias Holon organizou uma palestra sobre a tiroide no dia 8 de outubro. O evento ocorreu pelas 16 horas, no Centro de Atividades do Sporting Shopping e foi presidido pela doutora Joana Ascenção.

A palestra contou com a presença de residentes da Covilhã de idade mais avançada, muitos dos quais lidam ou já lidaram com os vários problemas que esta glândula pode causar.

Joana Ascensão fez a sua apresentação via Power Point, explicando os vários sintomas das doenças da glândula da tiroide, as vertentes nas quais estas podem cair (Hipotiroidismo, Hipertiroidismo e o cancro da tiróide), que partes do corpo afetam (como os olhos ou a memória), como elas aumentam ou diminuiem a sua intensidade consoante o número de hormonas que a glândula produz ou não produz e, finalmente, como curar e prevenir estes sintomas.

São de especial importância estes factos para a população covilhanense, pois esta é mais propensa a contrair doenças da tiroide, visto que no interior não existem tantas fontes de iodo como no litoral. O iodo, que é encontrado no peixe e no sal, é um elemento vital para o bom funcionamento da tiroide.

Após a apresentação, Joana Ascensão testou os presentes com um quiz sobre o assunto discutido, anotando as respostas certas do público, que esteve atento e participativo durante toda a palestra.

No final, a oradora ficou mais algum tempo a discutir com alguns dos membros do público, que lutam contra estas condições, anotou as suas informações e prometeu a sua ajuda para o futuro.

Um em cada dez portugueses contrai uma doença da tiroide, embora ainda hajam muitos casos por diagnosticar. Por isso, para prevenir quaisquer sintomas, é necessário uma boa dieta, rica em iodo, hidratação e exercício físico.

GeoUrbi
GeoUrbi: Centro de Atividade tem palestra sobre a tiroide