Eleições na UBI
Home UBI
Eleições na UBI

Urbi em quarta, 16 de outubro de 2019

Universidade da Beira Interior foi a eleições para o Conselho de Faculdade, Conselho Pedagógico, Presidente do Departamento, Coordenador Científico de UI&D e Senado da Universidade.

Tomadas de posse têm lugar no próximo dia 18 de outubro
Tomadas de posse têm lugar no próximo dia 18 de outubro

A Universidade da Beira Interior (UBI) foi a votos esta terça-feira, dia 15 de outubro, num ato eleitoral que definiu os elementos para diversos órgãos e que abrangeu docentes e investigadores e estudantes.

Para a presidência dos Departamentos de quatro das cinco faculdades da UBI, foram eleitos os seguintes docentes: na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), foi reconduzida como presidente do Departamento de Gestão e Economia Arminda Maria Finisterra do Paço; Maria Dulce Leal Esteves sucede a Kelly de Lemos Serrano o’Hara (Departamento de Ciências do Desporto), Catarina Sales Barbas de Oliveira é a nova presidente do Departamento de Sociologia, sucedendo a Nuno André Amaral Jerónimo; e Manuel Joaquim da Silva Loureiro substitui Marta Sofia Lopes Pereira Alves no cargo de presidente do Departamento de Psicologia e Educação.

Na Faculdade de Engenharia (FE), a única alteração na presidência dos departamentos ocorreu no Departamento de Ciências Aeroespaciais, com Francisco Miguel Ribeiro Proença Brojo a suceder a Miguel Ângelo Rodrigues Silvestre. António Eduardo Vitória do Espírito Santo (Departamento de Engenharia Eletromecânica), Rui Alberto Lopes Miguel (Departamento de Ciência e Tecnologias Têxteis), Fernando Manuel Leitão Diniz (Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura) e Pedro Ricardo Morais Inácio (Departamento de Engenharia Informática) foram reconduzidos como presidentes dos respetivos departamentos.

A Faculdade de Ciências (FC) reconduziu os presidentes dos departamentos de Física (Paulo André de Paiva Parada) e de Química (José Albertino Almeida de Figueiredo), tendo sido ainda eleita Sandra Cristina de Pinto Vaz, que sucede a César Augusto Teixeira Marques da Silva na presidência do Departamento de Matemática.

Os departamentos da Faculdade de Artes e Letras (FAL) sofreram uma reestruturação. Nesse sentido, o Departamento de Comunicação e Artes (anteriormente presidido por Gisela Marques Pereira Gonçalves) deu lugar aos departamentos de Comunicação, Filosofia e Política – com o presidente eleito José António Duarte Domingues – e de Artes – que elegeu como presidente Luís Carlos da Costa Nogueira. Paulo José Ignacio Vázquez Diéguez manteve-se na presidência no Departamento de Letras.

Foram também eleitos os coordenadores científicos das Unidades de Investigação sediadas na UBI. Mantiveram os seus coordenadores as seguintes unidades de investigação: C-MAST – Center for Mechanical and Aerospace Science and Technologies (Paulo Jorge dos Santos Pimentel de Oliveira); C-MADE – Centre of Materials and Building (João Paulo de Castro Gomes); CISE – Electromechatronic Systems Research Centre (António João Marques Cardoso); CMA - Centro de Matemática e Aplicações da UBI (Rui Miguel Nobre Martins Pacheco); e NECE – Research Center in Business Sciences (João José de Matos Ferreira).

Sílvia Cristina da Cruz Marques Socorro sucedeu a Ana Paula Coelho Duarte como coordenadora do CICS – Centro de Investigação em Ciências da Saúde; António João Carvalho de Albuquerque substitui no cargo de coordenador do Fib.En.Tech – Fiber Materials and Environmental Technologies, Manuel José dos Santos Silva.

A unidade de investigação LabCom.IFP – Comunicação, Filosofia e Humanidades (anteriormente presidida por Joaquim Mateus Paulo Serra), deu lugar às unidades de investigação LabCom - Comunicação e Artes – tendo sido eleita para o cargo de coordenadora Anabela Maria Gradim Alves – e PRAXIS – Centro de Filosofia, Política e Cultura -, que elegeu como coordenador André Barata Nascimento.

Os presidentes dos departamentos e os coordenadores dos centros de investigação eleitos tomam posse esta sexta-feira, dia 18 de outubro.

Quanto aos estudantes, foram eleitos como representantes no Senado da UBI: Ana Carolina Clara Soares (FAL), Raquel Filipa Martins Serrano (FCS), Cláudia Adriana Fernandes Vitória (FC), João Bernardo Rodrigues Sarmento Amaral (FE) e Margarida Isabel Vaz Nobre (FCSH).

Relativamente ao Conselho de Faculdade, foram também eleitos representantes dos estudantes das cinco faculdades: FAL, FCS, FC, FE e FCSH.

Foram ainda eleitos os representantes dos estudantes da FAL, FCS, FC, FE e FCSH para o Conselho Pedagógico de Faculdade.

GeoUrbi
GeoUrbi: Eleições na UBI