UBI atribui doutor...
Home UBI
UBI atribui doutoramentos Honoris Causa a reitores de Angola e Moçambique

Urbi em quarta, 16 de outubro de 2019

Orlando da Mata e Orlando Quilambo vão receber em 2020 a mais alta homenagem da academia pelo trabalho desenvolvido na formação de quadros nos seus países e no espaço lusófono.

Os dois Doutoramentos Honoris Causa serão outorgados no segundo semestre do atual ano letivo, em cerimónia a decorrer na UBI
Os dois Doutoramentos Honoris Causa serão outorgados no segundo semestre do atual ano letivo, em cerimónia a decorrer na UBI

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai atribuir dois doutoramentos Honoris Causa, para homenagear duas figuras de elevado relevo científico e de administração universitária, de Moçambique e de Angola. O mais alto grau atribuído pela instituição contemplará Orlando António Quilambo, Reitor da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), e Orlando Manuel José Fernandes da Mata, Reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo (Angola).

A decisão foi aprovada por unanimidade na reunião do Senado da UBI do dia 10 de outubro, após proposta do Reitor da UBI. António Fidalgo justificou a escolha com “a relevância de ambos na promoção da formação de quadros altamente qualificados em cada um dos seus Países e, de modo geral, nos Países Lusófonos”.

O percurso profissional e académico de ambas as individualidades é revelador do trabalho desenvolvido em organizações científicas das suas áreas de formação, bem como de entidades nacionais e organizações internacionais, com destaque para a ligação ao Ensino Superior português.


Orlando António Quilambo é Reitor da Universidade Eduardo Mondlane desde 2011, depois de ter desempenhado outras funções de administração na instituição como Vice-reitor, Diretor Científico e Diretor da Faculdade de Ciências. Doutorado em Ciências Naturais pela Universidade de Gröningen, da Holanda, tem ainda formação em áreas da gestão universitária.

Está envolvido em organismos internacionais dedicados à educação e formação, destacando-se a Associação das Universidades Africanas (é presidente da entidade e Vice-presidente do seu Conselho de Administração), a Associação do Ensino à Distância dos Países de Língua Portuguesa (Vice-Presidente) e a Associação das Universidades da Língua Portuguesa (membro do Conselho Fiscal).

Orlando Manuel José Fernandes da Mata, Reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo desde 2015, foi, anteriormente, Reitor da Universidade Agostinho Neto, também sediada em Angola. É Engenheiro Agrónomo, Mestre em Agro-Química pela Universidade Martin Luther-Halle/Wittenberg, da antiga República Democrática da Alemanha (RD) e Doutorado em Nutrição Vegetal, pelo Instituto de Agronomia Tropical da Universidade de Leipzig (República Federal da Alemanha).

Preside atualmente à Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), da qual a UBI faz parte. Em Angola, é membro fundador e Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Angolanas (Cruang).
Orlando da Mata integrou também o Governo de Angola, no cargo de Vice-ministro da Ciência e Tecnologia, e foi o representante daquele país no Comité Consultivo Multidisciplinar de Ciência e Tecnologia da SADC da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação.

Os dois Doutoramentos Honoris Causa serão outorgados no segundo semestre do atual ano letivo, em cerimónia a decorrer na UBI.

GeoUrbi
GeoUrbi: UBI atribui doutoramentos Honoris Causa a reitores de Angola e Moçambique