Os desastres podem...
Home Região
Os desastres podem ser previsíveis

Filipe Tchitchi em quarta, 4 de dezembro de 2019

A gestão de desastre é uma ferramenta importante no âmbito da sustentabilidade das cidades, porque se houver uma catástrofe esta prejudicará todo o pensamento de sustentabilidade.

Ciclo de Palestras Técnicas Construção Sustentável e Arquitetura 2019, sala 9. 29
Ciclo de Palestras Técnicas Construção Sustentável e Arquitetura 2019, sala 9. 29

O Ciclo de Palestras Técnicas Construção Sustentável e Arquitetura 2019, abordou a “A Gestão de Risco de Desastres como Ferramenta para a Sustentabilidade das Cidades”, na última sexta-feira, na Faculdade de Engenharia da UBI.

“A gestão é fundamental porque ela trabalha com os conceitos de redução de vulnerabilidade de uma determinada comunidade e a resposta a esta comunidade é positiva para uma situação de desastre. Os desastres podem ser previsíveis, mas nós não podemos determinar o exato momento em que isso vai acontecer, para isso precisariamos de dados estáticos, logo nunca podemos afirmar se um evento vai acontecer ou não. Por isso é importante a prevenção, trabalhar a redução da vulnerabilidade e aumentar a resiliência” explicou o professor da Universidade Federal de Minas Gerais e convidado desta palestra, Paulo Kruger.

“Quando temos edifícios que queremos projetar para terem uma vida o mais longa possível, há projetos que são muito importantes na implantação e orientação dos mesmo, para não construir em lugares não apropriados, e ao construirmos temos que adotar soluções sustentáveis para evitar a propagação de incêndios que destroem patrimónios comuns, e quando tomamos essas medidas isso chama-se sustentabilidade” realçou o coordenador e organizador da palestra, o professor João Carlos Lanzinha

“Estas palestras têm como alvo prioritário os alunos da unidade curricular, mas são abertas a toda comunidade universitária e também a todos os que queiram assistir com participação gratuita” realçou o professor João Carlos Lanzinha

GeoUrbi
GeoUrbi: Os desastres podem ser previsíveis