UBI recebe aula ab...
Home UBI
UBI recebe aula aberta de empreendedorismo

Ana Margarida Silva em quarta, 4 de dezembro de 2019

O momento contou com muita intervenção dos alunos que partilharam ideias de projetos.

A palestra teve lugar na sala 4.07
A palestra teve lugar na sala 4.07

Dar a conhecer a importância do Empreendedorismo e do insucesso foram alguns das tarefas idealizadas por Daniela Marta na Aula Aberta “Eu Empreendedor”. O momento teve lugar no dia 28 de novembro e foi organizado no âmbito da unidade curricular Gestão de Empresas e Empreendedorismo do mestrado em Engenharia e Gestão Industrial.

Numa conversa informal e marcada pela interação os principais temas  analisados passaram pela definição de Empreendedorismo e de empreendedor, o papel da inovação social, a paixão no trabalho, a importância das inovações tecnológicas, dos modelos de negócio e do insucesso. Para marcar mais a informalidade a oradora Daniela Marta, gestora de projectos no Parkurbis, pediu aos alunos para se apresentarem e falarem dos seus planos futuros.

Algo muito destacado nesta iniciativa da unidade curricular de Gestão de Empresas e Empreendedorismo do mestrado em Engenharia e Gestão Industrial foi a ideia do que é ser empreendedor. Ser empreendedor “é ter uma atitude empreendedora, não ter conformismo com as coisas erradas e trazer novas ideias que possam resolver problemas no ambiente empresarial. Colaborar com a sociedade e com as outras pessoas e instituições também é muito importante”, acredita o aluno de Engenharia e Gestão Industrial, Carlos Fernandes.

“Ser empreendedor não é fácil e tem que se enfrentar muitos obstáculos”, mas essa atividade é muito importante para a comunidade em geral, porque “se nós não formos empreendedores iremos continuar a ver os problemas e a ser uma sociedade muito passiva. Esse aspeto é importante para o empreendedorismo porque percebemos que devemos fazer algo e isso tem a função de mover para mudar algo e trazer algo novo para a sociedade”, garante Daniela Marta. O facto de a sua figura paterna se encontrar inserida no universo do empreendedorismo fez com que Daniela Marta passasse a interessar-se por esta área. “Fui muito influenciada pelo meu pai que era um empreendedor nato, quer a nível de criação de empresas quer a nível da intervenção na comunidade. Assim, cresci a ver alguém que era um modelo para mim”.

O contacto com alguém profissional da área e o seu testemunho foi um dos objetivos alcançados pela iniciativa realizada, garante a docente da unidade curricular Gestão de Empresas e Empreendedorismo do mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, Cristina Estevão. O aluno Carlos Fernandes mostrou-se satisfeito com o que foi ensinado e demonstrado na aula aberta, chegando a afirmar que “toda a temática trazida pela Daniela foi muito especial e útil para todos nós”.

Para Daniela Marta o Interior dá cartas no mundo da inovação e existem muitos projetos interessantes. “Desde que trabalho no Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã e com a colaboração que temos com a Universidade da Beira Interior vi nascer os projetos mais inovadores em Portugal. Temos uma instituição de ensino universitário que trabalhou antes das outras universidades o papel do empreendedorismo e a UBI foi pioneira neste aspeto.”

A aula contou com o exemplo de alguns empreendedores e apresentação de frases que marcaram a carreira da oradora da aula aberta de empreendedorismo.

GeoUrbi
GeoUrbi: UBI recebe aula aberta de empreendedorismo