Empresa PCE Iberic...
Home Região
Empresa PCE Iberica S.L. Instrumentación doa equipamento à FibEnTech da UBI

Urbi em quarta, 22 de janeiro de 2020

A unidade de investigação que trabalha a área dos materiais fibrosos e tecnologias ambientais recebeu um durómetro.

Dispositivo vai servir para melhorar as condições do trabalho científico dos membros do FibEnTech
Dispositivo vai servir para melhorar as condições do trabalho científico dos membros do FibEnTech

A Unidade de Investigação FibEnTech - Fiber Materials and Environmental Technologies tem ao dispor um novo equipamento que resultou de um apoio recebido da indústria. A empresa PCE Iberica S.L. Instrumentacíon, no âmbito da sua estratégia de apoio ao mundo universitário, em termos de formação, investigação e desenvolvimento, efetuou a doação de um equipamento para medição da dureza de borrachas e elastómeros (Durómetro PCE-DDA) à unidade de investigação da Universidade da Beira Interior (UBI) que se dedica ao estudo de materiais fibrosos e tecnologias ambientais.

O durómetro é um equipamento utilizado para determinar de forma rápida a dureza de superfícies. Dependendo do modelo, é adequado para medição da dureza de materiais como metais, plástico, borracha ou têxteis. É utilizado para efeitos de produção, controle de qualidade e no sector de serviços.

O dispositivo vai servir para melhorar as condições do trabalho científico dos membros do FibEnTech, unidade onde é desenvolvida investigação com vista a contribuir para o desenvolvimento de materiais fibrosos, estruturados e compósitos, com aplicações nas áreas do têxtil, do papel e embalagem, saúde e bem-estar e automóvel, entre outras, utilizando fundamentalmente matérias-primas naturais e renováveis, através de processos e tecnologias inovadores e energética e ambientalmente sustentáveis.

A análise da sustentabilidade dos novos produtos e processos, bem como a valorização e tratamento de resíduos sólidos (têxteis de pós-consumo, florestais, gasosos e líquidos decorrentes), na perspetiva da economia circular, é uma das prioridades da unidade, integrando desta forma os dois grupos de investigação: Materiais Fibrosos e Tecnologias Ambientais. Outra prioridade será o desenvolvimento de tecnologias e produtos que criem valor e que promovam o sequestro de carbono.

GeoUrbi
GeoUrbi: Empresa PCE Iberica S.L. Instrumentación doa equipamento à FibEnTech da UBI