Alunos da UBI cria...
Home UBI
Alunos da UBI criam plataforma com lista de lojas e serviços abertos

Urbi em quarta, 8 de abril de 2020

Alimentação, saúde e serviços diversos são algumas das áreas contempladas pelo site criado para ajudar as populações, em período de estado de emergência.

Site foi lançado no dia 24 de março
Site foi lançado no dia 24 de março

Dois alunos da área da Engenharia Informática da Universidade da Beira Interior (UBI) criaram uma plataforma online onde é possível saber quais os estabelecimentos comerciais de bens essenciais que se encontram em funcionamento. Designada “Covid-19 na Beira Interior”, a página foi desenvolvida por Igor Matias e Paulo Silva, respetivamente, estudantes de Mestrado e Licenciatura em Engenharia Informática, em parceria com a STAR Junior Enterprise.

A plataforma permite, através de um mapa interativo e sinalizado, consultar os estabelecimentos abertos em toda a região ou num raio de distância de um certo ponto (podendo recorrer à geolocalização do visitante). Permite ainda a pesquisa de estabelecimentos específicos ou locais diretamente no mapa, de forma a ser mais fácil consultar uma certa região.

A plataforma apresenta informação acerca de cada um dos estabelecimentos introduzidos, como a tipologia do estabelecimento, o seu horário de funcionamento durante o estado de emergência e ainda a possibilidade ou não de serviço take-away e/ou entregas.

“Covid-19 na Beira Interior” permite ainda selecionar o tipo de estabelecimento a pesquisar, de uma listagem que inclui venda de alimentos (restaurantes, supermercado/Mercearia ou padaria, entre outros), serviços (entrega de gás e reparações ao domicílio, de eletrodomésticos ou de automóveis), saúde (clínica e farmácias) e ainda explicações online, quiosque, bombas de combustível take-away e entregas.

O site foi lançado no dia 24 de março, abrangendo a Cova da Beira (região dos concelhos de Fundão, Covilhã e Belmonte). “No entanto, após menos de 48 horas já tínhamos tido mais de 7.000 acessos, de mais de 1,5 mil visitantes únicos (visitaram mais que uma vez a página), e daí que passámos a abranger a Beira Interior inteira (distritos de Castelo Branco, Guarda e parte de Coimbra, Viseu e Santarém)”, explicam os promotores da plataforma, acrescentando: “Neste momento temos mais de duas centenas de estabelecimentos reportados, e estamos a toda a hora a inserir novos, à medida que nos vão chegando novas submissões por parte da população”.

Igor Matias e Paulo Silva desenvolveram “Covid-19 na Beira Interior” no âmbito de uma parceria com a STAR Junior Enterprise, a primeira iniciativa de consultoria focada em IT, apenas formada por estudantes da UBI.

GeoUrbi
GeoUrbi: Alunos da UBI criam plataforma com lista de lojas e serviços abertos