"A realidade é a ...
Home UBI
"A realidade é a mesma, que é a de ensinar bem e investigar melhor"

Rafael Mangana em quarta, 16 de setembro de 2020

O Reitor da UBI considera que a instituição se deve adaptar à situação de pandemia e que não deve fugir da sua matriz, enquanto espaço de ensino e investigação. A AAUBI também já tem planos para se adaptar à situação.

António Fidalgo e Ricardo Nora, durante a inauguração da papelaria. Foto: AAUBI
António Fidalgo e Ricardo Nora, durante a inauguração da papelaria. Foto: AAUBI

A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) inaugurou, no passado dia 7 de setembro, uma nova papelaria na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS). A inauguração daquele espaço marcou o início das aulas presenciais na FCS. Num contexto completamente diferente do habitual, face à pandemia, António Fidalgo considera que “a realidade é a mesma, que é a de ensinar bem e investigar melhor”.

“Temos que nos consciencializar de que a missão da Universidade – o ensino e a investigação – mantém-se. Temos aqui uma comunidade académica, que visam o estudo, a formação das pessoas, e é isso que pretendemos”, vincou o Reitor. “Obviamente, numas circunstâncias de pandemia, que nos obrigam a comportamentos que não são habituais na vida normal. O que estamos a fazer é aplicar no terreno as normas emanadas da Direção Geral da Saúde e do Ministério. Gostaríamos que o ano corresse com a normalidade possível e isso obriga-nos a ser cuidadosos”, lembra.

“Nós vemos que esta pandemia está a demorar mais tempo que o inicialmente previsto, estão a aparecer surtos e eu estou a acompanhar pessoalmente aquilo que se passa ao nível académico pelo mundo. Aqui, como tem sido feito pelo Governo português, acreditamos que o ensino é uma atividade sobremaneira presencial e, portanto, queremos apostar nessa faceta. Estamo-nos a preparar, o que exige de nós uma redobrada atenção e todos os dias. Temos que fazer continuamente uma avaliação da situação, sempre em parceria com a senhora Delegada de Saúde do concelho”, disse.

A AAUBI também se está a tentar adaptar a esta nova realidade. “Estamos a preparar um programa de integração e estamos a ver, em conjunto com a UBI, o que é que é possível fazer”, assegura Ricardo Nora. “Estamos a preparar a recepção dos novos alunos e a própria semana da Recepção ao Caloiro. Também percebemos que, neste momento, planear com mais de um mês de antecedência é complicado e estamos a preparar algumas iniciativas, seja via online, seja para um número mais reduzido de pessoas. Até dia 21 de setembro vão ser divulgadas as iniciativas que estão a ser pensadas”, revela o presidente da AAUBI.

GeoUrbi
GeoUrbi: