Município da Covi...
Home Região
Município da Covilhã reforça recursos humanos nas escolas

Urbi em quarta, 16 de setembro de 2020

Autarquia tem desenvolvido vários procedimentos de segurança, tendo em vista a atual situação de pandemia, bem como, a promoção da leitura e o combate ao insucesso escolar.

Foto: DR
Foto: DR

Com a chegada do mês de setembro e o arranque previsto do ano letivo escolar, tendo em vista a prioridade atribuída ao retorno das atividades letivas presenciais, o Gabinete de Proteção Civil da Câmara Municipal da Covilhã levou a cabo diligências para possibilitar um regresso em segurança dos alunos, respeitando e cumprindo as normas definidas pela Direção Geral de Saúde.

Desde o mês de junho até ao início do presente ano letivo, foram conduzidas visitas aos estabelecimentos escolares para avaliar, sugerir e auxiliar na elaboração de planos de contingência, de modo a assegurar que todos os locais de ensino se encontram devidamente preparados para dar resposta a qualquer situação ou caso suspeito que possa surgir, assegurando um principal objetivo: garantir a segurança de todos os intervenientes no espaço escolar e defender a saúde pública no atual contexto de crise sanitária.

A Câmara Municipal da Covilhã, em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, reforçou a contratação de recursos humanos, complementando equipas e compensando ausências ao trabalho nas várias instituições de ensino do Concelho. O atual contexto de pandemia impõe novas realidades, gerando uma maior necessidade de reorganização para garantir um adequado arranque do ano escolar.

No passado dia 7 de setembro, reiniciou, nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico, o Projeto EU SOU +, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, funcionando no contexto da componente de apoio à família. Esta iniciativa tem como foco proporcionar uma oferta diversificada de atividades que irão contribuir para uma melhor formação global de crianças e jovens, nomeadamente: sessões de ciência, apresentadas de uma forma divertida e lúdica; prática musical, visando desenvolver sensibilidade e capacidades específicas; introdução à literacia digital, com aprendizagem inicial de competências informáticas; momentos literários, com histórias para os mais novos, e momentos lúdicos, baseados em jogos tradicionais e brincadeiras de pais e avós. A Autarquia pretende, com estas atividades, promover o gosto pela descoberta, a aprendizagem e a experimentação, desenvolver capacidades cognitivas e estimular uma aprendizagem interativa, sempre que possível, privilegiando as atividades ao ar livre.

 

GeoUrbi
GeoUrbi: Município da Covilhã reforça recursos humanos nas escolas