Candidaturas abert...
Home UBI
Candidaturas abertas para Provedor do Estudante da UBI

Urbi em quarta, 16 de setembro de 2020

O prazo está aberto até 30 de setembro.

Processo foi iniciado na reunião do Conselho Geral de 11 de setembro
Processo foi iniciado na reunião do Conselho Geral de 11 de setembro

Está aberto até 30 de setembro o período de candidatura a Provedor do Estudante da Universidade da Beira Interior (UBI). O processo foi iniciado na reunião do Conselho Geral de 11 de setembro, tendo sido definida a comissão para a indicação da personalidade que assumirá o cargo para um mandato de dois anos. A Comissão é composta pelos cinco representantes dos Estudantes que integram o Conselho Geral da UBI.

De acordo com o regulamento, o Provedor do Estudante deve ser uma personalidade independente dos órgãos de gestão da UBI; deve ter reconhecido mérito relacionado com as problemáticas dos estudantes do Ensino Superior; e deve ser uma personalidade com conhecimento da orgânica de funcionamento da UBI.

O calendário estabelecido coloca como prazo limite para entrega das candidaturas as 23h59 do dia 30 de setembro. Os interessados devem enviar o seu Curriculum Vitae e Carta de Intenção para o endereço de e-mail ubi.cg.estudantes@gmail.com.

Segue-se a análise e aprovação das candidaturas, seguindo os princípios definidos na criação da Comissão, a 1 de outubro; a comunicação aos candidatos aprovados do dia e hora da audição e aos restantes a não aprovação, no dia seguinte (2 de outubro).

A audição dos candidatos aprovados está agendada para 14 e 15 de outubro, prevendo-se que a reunião do Conselho Geral para a indicação da personalidade para Provedor do Estudante da UBI para o biénio 2021-2022 decorra a 6 de novembro.

O Provedor do Estudante é eleito pelo Conselho Geral, sob proposta dos seus membros, desenvolvendo o cargo com autonomia e imparcialidade face aos órgãos e serviços da academia. Compete-lhe receber eventuais queixas e reclamações dos alunos, sobre as quais deverá elaborar relatórios contendo um parecer de recomendações a apresentar aos órgãos da UBI. Deve ainda propor alterações às normas e procedimentos que melhorem a relação da instituição com os estudantes, prestar informação aos órgãos em matérias relacionadas com a sua atividade e elaborar, no final de cada semestre letivo, um relatório da sua atividade, remetendo-o ao Reitor e ao Conselho Geral.

O cargo é atualmente exercido pelo docente do Departamento de Ciências do Desporto, Júlio Martins, que foi nomeado em 2018.

GeoUrbi
GeoUrbi: Candidaturas abertas para Provedor do Estudante da UBI