Orfeão da Covilh...
Home Região
Orfeão da Covilhã recebe aula experimental de teatro

Ana Margarida Rodrigues em quarta, 18 de novembro de 2020

O Conservatório de Música da Covilhã organizou uma aula experimental de teatro para adultos no âmbito do projeto “TO BE”, no dia 10 de novembro no Orfeão da Covilhã.

Aula experimental de teatro para adultos
Aula experimental de teatro para adultos

O projeto “TO BE” é uma oficina de teatro que aposta numa formação contínua, dedicada às crianças, aos jovens e aos adultos que manifestem interesse pela arte performativa e que procurem saber mais acerca das áreas ligadas ao teatro. O projeto surgiu a partir do Teatro das Beiras, com o intuito de promover uma oferta de formação em teatro. A oficina teatral tem, assim, como principal objetivo “aproximar a comunidade, estimular a criação artística e trabalhar todas as ferramentas que o teatro proporciona, como a comunicação, a criatividade e o estar com o outro”, explica Inês Barros, formadora e criadora do projeto “TO BE”.

A aula experimental destinou-se a pessoas que quisessem conhecer o conceito de uma “oficina de teatro” e experienciar a arte performativa. A formadora Inês Barros destacou a importância destas atividades para as pessoas “perceberem que é possível praticar e fazer teatro sem ser com o objetivo de apresentar uma peça. Podemos só fazê-lo porque nos faz bem e para melhorar as nossas ferramentas de comunicação, tanto física como verbal, mas também trabalhar competências de voz e de postura.” A aula prática realizou-se através de exercícios em grupo “que provocaram momentos de diversão para desinibir as pessoas”, explica Inês Barros, formadora da oficina de teatro.

A experiência de teatro contou com a presença de oito pessoas. Filipe Varandas, participante do encontro, revela ter comparecido à aula experimental “por gostar das artes de palco e também por ser uma espécie de terapia para o dia-a-dia”. A participar nas oficinas de teatro pelo segundo ano consecutivo, Filipe Varandas confessa que passou a sentir níveis cada vez mais ligeiros de ansiedade e “apesar de não estar 100% à vontade, há uma clara progressão não só na ansiedade, mas também no próprio sentido da arte de palco e no de reproduzir textos e ações”.

Devido à pandemia, as aulas da oficina de teatro sofreram alterações, sendo que a maior dificuldade foi “reinventar as aulas sem o toque e a proximidade”. No entanto, as sessões continuam ao longo do ano letivo e apesar de “haver a lacuna óbvia do uso de máscara e o afastamento das pessoas, existem outras coisas que é possível fazer”, garante Inês Barros, formadora da oficina de teatro.

O projeto “TO BE” destina-se a crianças a partir dos quatro anos, jovens e adultos, independentemente das suas habilitações literárias. A Oficina de Teatro disponibiliza um curso com a duração de 10 meses e com um certificado de participação a todos os alunos que frequentem, pelo menos, 75% das sessões.

GeoUrbi
GeoUrbi: Orfeão da Covilhã recebe aula experimental de teatro