Concurso mobiliza ...
Home UBI
Concurso mobiliza alunos de Cinema da UBI

Malu Araújo em quarta, 18 de novembro de 2020

Iniciativa tem como objetivo a escolha do design das camisolas do curso para este ano letivo

Concurso decorreu entre 28 de outubro e 16 de novembro
Concurso decorreu entre 28 de outubro e 16 de novembro

O Núcleo de Estudantes do Curso de Cinema da Universidade da Beira Interior realizou, entre os dias 28 de outubro e 16 de novembro, o seu primeiro Concurso de Design para a autoria das camisolas do curso de Cinema. O objetivo da iniciativa é democratizar a escolha do desenho da roupa, conforme explica Mercês Castelo-Branco, representante do Núcleo: “No ano passado a escolha do design da camisola não foi a votações, foi feita dentro do Núcleo e posteriormente quem tivesse interesse em comprar a camisola com o design que tínhamos feito, teria oportunidade de o fazer. No entanto achei que estarmos a reduzir essa decisão apenas ao núcleo em si seria estar a ignorar a visão do curso na sua totalidade. Temos tantas pessoas criativas e com boas ideias no nosso curso: o objetivo com este concurso é deixá-los fazer a imaginação voar e ao mesmo tempo contribuir para o curso”.

Para além deste aspecto, o concurso também buscou estimular uma abordagem interdisciplinar entre a Universidade e os designers da cidade da Covilhã. Como esclarece Mercês, “o nosso trabalho enquanto núcleo não é apenas estar atento às necessidades dos alunos do nosso curso. Se tivermos oportunidade e forma de chamar mais profissionais e alunos de outras áreas artísticas, melhor será”. A estudante complementa ainda reforçando que essa ideia de colaboração é inerente à própria prática da atividade do cinema. “Dentro do próprio cinema vemos isso: temos uma equipa técnica que é formada por profissionais de imagem, de som, de décor, de moda, são todos da sua área, mas que para um projeto se unem e criam algo espetacular”, destaca.

Os designs participantes do Concurso, que se inscreveram até o dia 16, irão à votação pública e, após esta etapa, a ilustração que tiver mais votos estampará a camisola do curso e o autor será premiado com um exemplar da roupa. A abertura das votações bem como os resultados serão divulgados pela organização nas páginas do Núcleo de Cinema no Instagram e no Facebook.

GeoUrbi
GeoUrbi: Concurso mobiliza alunos de Cinema da UBI