Design de Moda rea...
Home UBI
Design de Moda realiza aula aberta sobre o Cinema no Corpo

Alexandre Dionísio em quarta, 18 de novembro de 2020

O corpo no cinema e as variações do feminino foi o tema da aula aberta realizada na passada terça-feira, dia 10 de novembro, na plataforma Moodle. A aula, que foi lecionada por Ana Mery De Carli, uma professora do Centro de Artes e Arquitetura da Universidade de Caxias do Sul no Brasil, incidiu no cinema enquanto acelerador das transformações na cultura.

Aula teve lugar na plataforma Moodle.
Aula teve lugar na plataforma Moodle.

A atividade, que foi organizada no âmbito do curso de Design de Moda, iniciou-se com uma explicação acerca da importância do corpo na história do cinema. A docente referiu que o corpo foi e ainda é uma forma de transmitir juventude e sexualidade nos filmes.

Ana Mery enumerou os diferentes tipos de corpo que marcam presença nos filmes, entre as quais a figura da femme fatale, que, segundo a professora, “teve um papel fundamental na forma de demonstrar intimidade e erotismo nas telas”. Mostrou ainda clipes de filmes que tinham sido pioneiros na demonstração da figura da femme fatale e de outros estilos corporais.

De Carli, que é doutorada em Comunicação e Semiótica, afirmou que “o contexto social e cultural detém um papel fundamental na afirmação da mulher em determinados períodos históricos”, acrescentando que a indumentária e os movimentos do corpo “são os dois aspetos que evidenciam a relação que resulta da junção da moda com o cinema”.

A professora aconselhou ainda os atuais alunos de Mestrado em Moda a desenvolverem uma paixão acerca do tema que vão escolher para a dissertação da sua tese: “Eu tenho um conselho para vocês que estão a escrever a vossa tese, apaixonem-se pelo tema que escolherem, torna a escrita muito mais fácil”, afirmou.

A sessão, que foi mediada por Rafaela Norogrando, docente de Design de Moda na UBI, terminou com a professora Ana Mery a agradecer a oportunidade de poder ter marcado presença na aula, mostrando-se disponível para participar em transmissões semelhantes no futuro.

GeoUrbi
GeoUrbi: Design de Moda realiza aula aberta sobre o Cinema no Corpo