Docente da UBI pre...
Home Região
Docente da UBI presidente do Conselho Estratégico da candidatura da Covilhã a Cidade Criativa da UNESCO

Urbi em quarta, 24 de fevereiro de 2021

Rui Miguel foi eleito, num sufrágio que incluiu todos os membros deste órgão.

Rui Miguel é o atual Presidente do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da Faculdade de Engenharia da UBI
Rui Miguel é o atual Presidente do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da Faculdade de Engenharia da UBI

Rui Miguel, docente da UBI, foi eleito presidente do Conselho Estratégico da Candidatura da Covilhã a Cidade Criativa da UNESCO em Design. O processo de eleição incluiu todos os membros deste órgão e decorreu entre 12 e 14 de fevereiro, com apuramento dos resultados no dia 15 de fevereiro.

Rui Miguel é Professor Associado da Faculdade de Engenharia da UBI e Presidente do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis. Membro do Senado, do Conselho de Faculdade e do Conselho Científico da Faculdade de Engenharia da UBI. Membro do Conselho Consultivo da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal. Doutorado e licenciado em Engenharia Têxtil pela UBI. Investigador da FibEnTech e do CIAUD da FAUL. É desde 2000 o principal responsável pela criação e desenvolvimento dos cursos de Design de Moda da UBI. Foi investigador no CSIC (Barcelona), na área de “engineering design” e desempenho de tecidos. Tem estado envolvido em vários projetos científicos e em parceria com empresas da indústria têxtil e vestuário, financiados pela FCT e Portugal 2020.

O Conselho Estratégico vai agora definir e colocar em prática o plano de ação da candidatura, alicerçado no design sustentável e inclusivo, no passado têxtil e no futuro criativo da Covilhã, no envolvimento da comunidade ou na potenciação cultural da região. O objetivo final deste projeto, iniciado pela Câmara Municipal, passa por concretizar a integração da Covilhã na Rede das Cidades Criativas da UNESCO.

GeoUrbi
GeoUrbi: Docente da UBI presidente do Conselho Estratégico da candidatura da Covilhã a Cidade Criativa da UNESCO