Já está ativo o ...
Home Região
Já está ativo o centro de vacinação Covid-19 da Covilhã

Urbi em quarta, 24 de fevereiro de 2021

Infraestrutura está instalada no Pavilhão da ANIL desde a passada quinta-feira, 18 de fevereiro.

Processo de vacinação é coordenado pelo ACES Cova da Beira e tem o apoio logístico da Câmara Municipal da Covilhã, Forças de Segurança e Bombeiros
Processo de vacinação é coordenado pelo ACES Cova da Beira e tem o apoio logístico da Câmara Municipal da Covilhã, Forças de Segurança e Bombeiros

O Centro de Vacinação COVID-19 da Covilhã, instalado no Pavilhão da ANIL, entrou em funcionamento na passada quinta-feira, dia 18 de fevereiro. A infraestrutura terá uma capacidade para vacinar 1344 indivíduos por semana e nesta primeira fase será vacinada a população do concelho da Covilhã com mais de 80 anos.

Esta estrutura, que vai funcionar de segunda a sábado, conta com uma sala de receção, um espaço de avaliação clínica, quatro pontos de vacinação, um posto médico de emergência e uma zona de preparação de vacinas.

O processo de vacinação é coordenado pelo ACES Cova da Beira e tem o apoio logístico da Câmara Municipal da Covilhã, Forças de Segurança e Bombeiros.

Para Manuel Geraldes, Diretor Executivo do ACES Cova da Beira, “este Centro de Vacinação e a sua funcionalidade representam mais esperança no combate à pandemia. Neste sentido, queremos agradecer a colaboração do Município da Covilhã, da Proteção Civil, dos Bombeiros, da PSP, da GNR, das IPSS. Sem esta congregação de esforços, este processo seria muito mais difícil”.

“Uma janela de esperança. Uma luz ao fundo do túnel, já com alguma intensidade”. É assim que Vítor Pereira, o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, se refere ao Centro de Vacinação que agora entra em funcionamento. Para o autarca, “é um passo muito importante estarmos já a vacinar os mais vulneráveis, seguidos dos restantes grupos prioritários definidos pelas autoridades de saúde, com o objetivo de atingirmos a imunidade de grupo. Para isso, é necessário o empenho de todos e esse empenho tem existido”. Vítor Pereira fez questão de sublinhar a importância dos “profissionais de saúde nesta campanha de vacinação, para além das IPSS, dos Bombeiros, das Forças de Segurança e de todas as entidades envolvidas”.

“A Câmara Municipal continua a fazer tudo o que está ao seu alcance no combate a esta terrível pandemia. Assim que o Diretor Geral do ACES Cova da Beira nos pediu auxílio, contactámos imediatamente a direção da ANIL e trabalhámos na logística necessária para que os nossos concidadãos pudessem ser vacinados, com conforto e segurança, nesta estrutura. Temos ainda viaturas dedicadas ao transporte para este Centro de Vacinação dos mais necessitados do ponto de vista da mobilidade. Todo este trabalho está a ser feito em coordenação com as entidades envolvidas nesta megaoperação”, concluiu o presidente do Município.

GeoUrbi
GeoUrbi: Já está ativo o centro de vacinação Covid-19 da Covilhã