Mostrar as potencialidades turísticas da região e as actividades do Escape Livre foram dois dos objectivos da organização de um passeio todo-o-terreno dirigido aos deputados do PSD na Assembleia da República. “Quem tem responsabilidades nacionais deve conhecer que esta região tem condições de turismo para ser uma mais-valia nacional e internacional”, diz Luís Celínio, presidente do Escape Livre.
Da Serra da Estrela ao Douro, passando pelas aldeias históricas, o Clube Escape Livre preparou um programa que levou cerca de 30 deputados do PSD, entre eles o líder parlamentar Miguel Macedo e os eleitos pela Guarda, João Prata e Carlos Peixoto, a conhecer as potencialidades do todo terreno e a visitar alguns locais da região.
No sábado, o itinerário contemplou a passagem na Barragem do Caldeirão e a subida a Videmonte, prosseguindo até à aldeia histórica de Linhares. Já a caminho de Gouveia, fez-se a passagem na Cabeça do Faraó. Na capital da aventura e antes do jantar em Folgosinho, foi feita a visita ao Museu da Miniatura Automóvel, estrutura que nasceu em 2007 com o impulso do Clube Escape Livre e tem demonstrado ser uma aposta ganha.
No domingo, o trajecto desceu ao Vale do Mondego e prosseguiu para Trancoso, terminando no centro histórico. Depois do almoço a viagem continuou até à Quinta da Erva Moira, nas margens do Rio Côa, terminando o passeio com a visita ao Museu Arqueológico em Vila Nova de Foz Côa. Para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, “ficaria muito satisfeito se esta acção do clube permitisse criar uma visão diferente da que está normalmente associada a uma região do Interior. Gostaria que os deputados, quando saíssem daqui, levassem antes a verdadeira imagem do que é o país real, neste caso um distrito real, e que é detentor de tantas potencialidades, e que as pudessem recordar e representar nas suas actividades e no seu dia-a-dia.” E salientou: “cada evento procura transmitir a qualidade de vida local, a cultura, o património, as gentes e a gastronomia”.