...


Num projecto da Biblioteca Museu República e Resistência

História contemporânea na net

A Biblioteca Museu República e Resistência, que possui cerca de 7.500 livros e 2.500 vídeos relativos à História de Portugal desde 1870, lança domingo uma página na Internet, por ocasião do seu sétimo aniversário.
O director do museu, João Mário Mascarenhas, disse hoje à Agência Lusa que, inicialmente, a página na Internet vai disponibilizar o calendário das iniciativas programadas para este ano, informações sobre todos os presidentes da República Portuguesa e a evolução das bandeiras nacionais, além do relatório de 1999.
A partir de domingo, haverá também uma caixa de diálogo, dirigida sobretudo a escolas e associações, que permite solicitar informação sobre as exposições que se realizam naquele espaço, visitado por meio milhão de pessoas no ano passado.
Em Março, será possível aceder aos 7.500 títulos que compõem o acervo da biblioteca, que guarda alguns exemplares únicos como "Os Gaibeus", de Alves Redol, uma edição de 1939 que conserva ainda o selo da censura do antigo regime.
Um álbum de fotografias da revolução de 1910, as placas de madeira que substituíam os livros proibidos nas prateleiras das bibliotecas e uma bandeira monárquica, capturada a Paiva Couceiro logo após a implantação da República, são outras preciosidades que fazem parte do espólio da Biblioteca Museu.
João Mário Marcarenhas adiantou estar em preparação a digitalização da videoteca para que também possa ser consultada via Internet.

Além dos livros, 2500 filmes...

Os 2.500 filmes que compõem a videoteca retratam temas da História contemporânea portuguesa, desde episódios, personalidades que marcaram a vida do país a depoimentos de historiadores.
Estão também a ser ultimados os catálogos sobre as 50 publicações lançadas pela Biblioteca Museu nos seus sete anos de existência.
O espaço dedicado à República e à Resistência dispõe ainda de uma sala de trabalho para investigadores e de uma galeria para exposições de pintura e escultura, que habitualmente são articuladas com conferências e colóquios relacionados por forma a proporcionar uma visão integrada da arte e da História, afirmou Mário Mascarenhas.
Em 1999, a Biblioteca Museu República e Resistência efectuou
1.162 sessões, das quais 519 foram visitas guiadas, cerca de 300 exposições e 128 projecções de cinema e vídeo.
Entre outras iniciativas, realizou 79 conferências/colóqios, 59 exposições de pintura, desenho e cerâmica e editou 14 livros e 21 desdobráveis.
"A Carbonária em Portugal" é o tema que ocupa actualmente o espaço de exposições, seguindo-se em Fevereiro uma exposição sobre "A Canção de Intervenção em Portugal". Até ao final do ano, está prevista a realização de exposições sobre "Cinema e Censura em Portugal", "Cafés de Lisboa", "As Organizações de Mulheres no Estado Novo", "Memórias da Resistência", "José Gomes Ferreira - O Militante", "A República Portuguesa" e "Timor Lorosae - O Nascimento de Uma Nação".

 

                        Primeira Página   UBI   Covilhã   Região   em ORBIta   Cultura   Desporto   Agenda