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No âmbito de 2001 Capital Europeia da Cultura
Porto recebe 10 óperas
Dez óperas vão ser apresentadas no Porto 2001 - Capital Europeia da
Cultura, uma das quais escrita na II Guerra Mundial para animar
crianças de um campo de concentração na Alemanha, disse hoje fonte do
evento.
Pedro Burmester realçou que "10 óperas é imenso para uma cidade
como o Porto", não estando previstas mais para não "sobrecarregar"
o público com espectáculos de um mesmo tipo.
Além de "Brundibar", espectáculo "com crianças e para
crianças", destaca-se a ópera sobre as relações entre Erasmo e
Damião de Góis (que se conheceram pessoalmente), encomendada
especialmente para as duas capitais europeias da cultura em 2001, Porto
e Roterdão.
Pedro Burmester referiu que esta ópera vai marcar, em Dezembro de 2001,
o encerramento das duas capitais culturais, devendo a apresentação no
Porto decorrer "provavelmente" no Teatro Rivoli, atendendo às
incertezas quanto à data de conclusão da Casa da Música.
"Já há trabalho de equipa entre as três pessoas envolvidas, o
libretista, o compositor e o encenador", salientou o responsável
pela programação musical do Porto 2001, para quem os autores de "Erasmo
e Damião de Góis" são "três criadores fantásticos".
Esta ópera tem libreto (concluído recentemente) do holandês Gerrit
Komrij, música do português António Chagas Rosa e encenação do
director do Teatro Independente de Roterdão, Gerrit Timmers.
Alguns daqueles 10 espectáculos serão produzidos pelo Estúdio de
Òpera (EO) da Casa da Música, outros pelo Círculo Portuense de Òpera
(CPO) e haverá ainda algumas co-produções e apresentações no Porto
de companhias estrangeiras.
"Inês de Castro", de James Macmillan, pela "Scottish
Opera", "Falstaff", de Verdi, pelo CPO, "Lo Speziale",
de Haydn, pelo EO, "LÈAmore Industrioso", de João de Sousa
Carvalho, uma co-produção EO/Orquestra Nacional do Porto/Teatro Rivoli,
e "Leonore", de Beethoven, pela "Welsh National
Opera", são algumas das óperas programadas.
Guilhermina Suggia recordada no cinquentenário
Pedro Burmester referiu que a programação
musical do evento vai apostar em três referências da cidade, a
violoncelista Guilhermina Suggia, o compositor Pedro do Porto e a
pianista Helena Sá e Costa.
Aproveitando a passagem dos 50 anos da morte de Guilhermina Suggia
(1885-1950), a primeira violoncelista profissional a solo, a Porto 2001
vai tentar reavivar o interesse pelo violoncelo, usando como "chamariz"
o instrumento que a intérprete utilizou, depositado no Conservatório
de Música do Porto.
O ciclo de concertos dedicados ao violoncelo e aos instrumentos da
família poderá ter continuidade depois de 2001, eventualmente com a
criação de um festival.
A Porto 2001 encomendou também ao compositor António Pinho Vargas
Uma obra para violoncelo e orquestra.
A obra integral de Pedro do Porto (séculos XV e XVI) será interpretada
por vários especialistas em música da época, estando prevista também
a edição de partituras e a divulgação do trabalho do compositor em
debates e "workshops".
Da pianista Helena Sá e Costa, serão editadas as suas memórias e
lançados dois discos compactos (CD), referiu o programador.
Grandes orquestras...
"Luzes do Século" é outro dos
projectos musicais do Porto 2001, que consistirá na interpretação,
por "grandes orquestras mundiais", de "obras marcantes do
século XX que o Porto não ouve há muitos anos".
A Filarmónica e Coro do Teatro Scala, de Milão, a Filarmónica de
Londres, a "Tonhalle Orchester", de Zurique, e a "Gustav
Mahler Jugendorchester" são algumas das orquestras que deverão
actuar no Porto em 2001.
No jazz, a sociedade acordou com os quatros festivais da região (Porto,
Serralves, Matosinhos e Guimarães) a articulação de programas e
calendários, criando "pontes" entre os certames.
Pedro Burmester referiu que a Capital Europeia da Cultura terá
necessariamente "nomes sonantes" do rock e do pop, que só
serão conhecidos em Outubro deste ano, na apresentação do calendário
do evento, ou mais tarde, dado que as digressões dos grupos e músicos
desta área são marcadas poucos meses antes de se realizarem.
Segundo o membro da Comissão Executiva da Porto 2001, músicos
portuenses como Rui Veloso, Rui Reininho, Pedro Abrunhosa e Sérgio
Godinho são nomes garantidos nos espectáculos do evento.
...e música do mundo
O programador disse ainda que a sociedade já
contactou os organizadores das 15 iniciativas regulares na área da
música que se realizam no Porto, nomeadamente os festivais "Intercéltico",
"Ritual Rock" e "Ritmos do Mundo", de forma a
apoiá-las e integrá-las na Capital Europeia da Cultura.
Os "palcos" a utilizar pela área da música são o Teatro
Rivoli, Coliseu do Porto, Palácio da Bolsa, Museu do Carro Eléctrico,
Auditório Nacional Carlos Alberto (ANCA), Casa das Artes, Auditório da
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), igrejas e
"espaços não convencionais".
De entre estes espaços, Pedro Burmester destacou "locais onde
normalmente a música não vai", como cafés e associações
recreativas de bairro, de forma a fomentar o interesse de novos
públicos pela música.
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