...


No âmbito de 2001 Capital Europeia da Cultura

Porto recebe 10 óperas

Dez óperas vão ser apresentadas no Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura, uma das quais escrita na II Guerra Mundial para animar crianças de um campo de concentração na Alemanha, disse hoje fonte do evento.
Pedro Burmester realçou que "10 óperas é imenso para uma cidade como o Porto", não estando previstas mais para não "sobrecarregar" o público com espectáculos de um mesmo tipo.
Além de "Brundibar", espectáculo "com crianças e para crianças", destaca-se a ópera sobre as relações entre Erasmo e Damião de Góis (que se conheceram pessoalmente), encomendada especialmente para as duas capitais europeias da cultura em 2001, Porto e Roterdão.
Pedro Burmester referiu que esta ópera vai marcar, em Dezembro de 2001, o encerramento das duas capitais culturais, devendo a apresentação no Porto decorrer "provavelmente" no Teatro Rivoli, atendendo às incertezas quanto à data de conclusão da Casa da Música.
"Já há trabalho de equipa entre as três pessoas envolvidas, o libretista, o compositor e o encenador", salientou o responsável pela programação musical do Porto 2001, para quem os autores de "Erasmo e Damião de Góis" são "três criadores fantásticos".
Esta ópera tem libreto (concluído recentemente) do holandês Gerrit Komrij, música do português António Chagas Rosa e encenação do director do Teatro Independente de Roterdão, Gerrit Timmers.
Alguns daqueles 10 espectáculos serão produzidos pelo Estúdio de Òpera (EO) da Casa da Música, outros pelo Círculo Portuense de Òpera (CPO) e haverá ainda algumas co-produções e apresentações no Porto de companhias estrangeiras.
"Inês de Castro", de James Macmillan, pela "Scottish Opera", "Falstaff", de Verdi, pelo CPO, "Lo Speziale", de Haydn, pelo EO, "LÈAmore Industrioso", de João de Sousa Carvalho, uma co-produção EO/Orquestra Nacional do Porto/Teatro Rivoli, e "Leonore", de Beethoven, pela "Welsh National Opera", são algumas das óperas programadas.

Guilhermina Suggia recordada no cinquentenário

Pedro Burmester referiu que a programação musical do evento vai apostar em três referências da cidade, a violoncelista Guilhermina Suggia, o compositor Pedro do Porto e a pianista Helena Sá e Costa.
Aproveitando a passagem dos 50 anos da morte de Guilhermina Suggia (1885-1950), a primeira violoncelista profissional a solo, a Porto 2001 vai tentar reavivar o interesse pelo violoncelo, usando como "chamariz" o instrumento que a intérprete utilizou, depositado no Conservatório de Música do Porto.
O ciclo de concertos dedicados ao violoncelo e aos instrumentos da família poderá ter continuidade depois de 2001, eventualmente com a criação de um festival.
A Porto 2001 encomendou também ao compositor António Pinho Vargas
Uma obra para violoncelo e orquestra.
A obra integral de Pedro do Porto (séculos XV e XVI) será interpretada por vários especialistas em música da época, estando prevista também a edição de partituras e a divulgação do trabalho do compositor em debates e "workshops".
Da pianista Helena Sá e Costa, serão editadas as suas memórias e lançados dois discos compactos (CD), referiu o programador.

Grandes orquestras...

"Luzes do Século" é outro dos projectos musicais do Porto 2001, que consistirá na interpretação, por "grandes orquestras mundiais", de "obras marcantes do século XX que o Porto não ouve há muitos anos".
A Filarmónica e Coro do Teatro Scala, de Milão, a Filarmónica de Londres, a "Tonhalle Orchester", de Zurique, e a "Gustav Mahler Jugendorchester" são algumas das orquestras que deverão actuar no Porto em 2001.
No jazz, a sociedade acordou com os quatros festivais da região (Porto, Serralves, Matosinhos e Guimarães) a articulação de programas e calendários, criando "pontes" entre os certames.
Pedro Burmester referiu que a Capital Europeia da Cultura terá necessariamente "nomes sonantes" do rock e do pop, que só serão conhecidos em Outubro deste ano, na apresentação do calendário do evento, ou mais tarde, dado que as digressões dos grupos e músicos desta área são marcadas poucos meses antes de se realizarem.
Segundo o membro da Comissão Executiva da Porto 2001, músicos portuenses como Rui Veloso, Rui Reininho, Pedro Abrunhosa e Sérgio Godinho são nomes garantidos nos espectáculos do evento.

...e música do mundo

O programador disse ainda que a sociedade já contactou os organizadores das 15 iniciativas regulares na área da música que se realizam no Porto, nomeadamente os festivais "Intercéltico", "Ritual Rock" e "Ritmos do Mundo", de forma a apoiá-las e integrá-las na Capital Europeia da Cultura.
Os "palcos" a utilizar pela área da música são o Teatro Rivoli, Coliseu do Porto, Palácio da Bolsa, Museu do Carro Eléctrico, Auditório Nacional Carlos Alberto (ANCA), Casa das Artes, Auditório da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), igrejas e "espaços não convencionais".
De entre estes espaços, Pedro Burmester destacou "locais onde normalmente a música não vai", como cafés e associações recreativas de bairro, de forma a fomentar o interesse de novos públicos pela música.


 

                        Primeira Página   UBI   Covilhã   Região   em ORBIta   Cultura   Desporto   Agenda