AAUBI com arte
"Até que a imaginação me doa" chega ao fim

"Até que a imaginação me doa2, a exposição que tem estado patente na sala de exposições da associação Académica da Beira Interior, chega ao fim na próxima quinta-feira, 3 de Fevereiro.
A exposição, das estudantes Ana Rafael e Andrea Borges, foi pensada para despertar os cinco sentidos: a audição, através de uma música ambiente, o cheiro, através do incenso sempre a queimar, o sabor, provocado com paus de canela que os visitantes podem saborear enquanto passeiam pelo espaço, o tacto, despertado pela areia que polvilha o chão, e a visão, através das fotografias, com as quais contam histórias e sugerem outras imagens.
Apesar de "Até que a imaginação me doa" chegar ao fim, a sala de exposições da AAUBI logo se anima, com a inauguração, no dia 5, sábado, por volta das 21h30, da primeira exposição de Nuno Miguel Henriques, actor e director do Instituto de Artes do Espectáculo (IAE) e da empresa Pátio das Ideias - Turismo Cultural, que recentemente abriu na Covilhã.
Estas exposições estão inseridas no projecto "AAUBI com Arte", que a Associação vem desenvolvendo desde o início do mandato e que dota a cidade com uma sala de exposições permanentes, aproximando os estudantes e a comunidade à arte.

 

EPABI versus Conservatório
Professores ameaçam com greve

Os professores da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) ameaçam entrar em greve, caso o Conservatório Regional de Música da Covilhã (CRMC) se mantenha como proprietário daquela instituição de ensino.
Hoje à noite, sexta-feira, 28, os docentes reúnem extraordinariamente para avaliar a situação. Um encontro que surge na sequência de um outro realizado na última sexta-feira, entre professores, direcção e Conservatório e que deverá ser seguido de realizações semelhantes por parte de pais e alunos. Segundo o maestro e professor Luís Cipriano, "o Conservatório não tem capacidade financeira, ou cultural, para se governar a si próprio". Por isso, continua, "é um proprietário incapaz de cumprir as suas obrigações".
Para a presidente da direcção da Escola e vereadora da Cultura, Maria do Rosário Pinto da Rocha, o problema é delicado. "As relações com o CRMC, no passado, não foram as melhores e as pessoas não se esquecem dos problemas. Por isso tenho que encarar a posição dos professores como legítima". No entanto, a presidente afirma que o representante da entidade tem mostrado total disponibilidade para resolver os problemas: "È preciso algum tempo, muita calma e bom senso para ultrapassar as questões mais problemáticas".
  Sérgio Felizardo/NC

 

Centro de artes
Castanheira pode não ser 
o projectista

O arquitecto José Manuel Castanheira pode não ser, afinal, o responsável pelo projecto do Centro de Artes, a construir junto ao pavilhão Expolã, numa área total de dez mil metros quadrados.
Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã, analisa, neste momento, a hipótese de entregar o projecto a outro responsável, uma vez que José Manuel Castanheira não cumpriu o prazo de entrega do projecto, que findou a 31 de Dezembro. O arquitecto, em sua defesa, já invocou alguns problemas burocráticos em relação à entrega do trabalho avaliado em quase 44 mil contos. É intenção da Câmara da Covilhã lançar as obras até Março, tal como foi acordado em Agosto com o ministro da Cultura. Outro desejo é que a inauguração do equipamento coincida com a do complexo desportivo durante o primeiro semestre de 2001.
Orçado em um milhão de contos, os custos do Centro de Artes deverão ser comparticipados no âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio, através dos programas próprios do sector cultural e através do programa Operacional da Região Centro.

 

Festa dos sentidos no Porto
Festival de receitas conventuais

O restaurante Telégrapho, no Porto, inicia segunda-feira mais uma edição da "Quinzena Conventual", um festival gastronómico que tem por objectivo dar a conhecer receitas originais dos conventos, foi hoje anunciado.
A iniciativa resulta de uma pesquisa realizada ao longo dos anos e pretende dar a conhecer pratos quentes principais e doces conventuais.
A escolha para as entradas recai sobre as empadas de perdiz com cebola e alcaparras, enguias de escabeche sobre pão de sementes, bôla de Valpaços e sopa de pedra.
Nos pratos principais será possível provar a açorda de bacalhau com ovo e tomate, sável com açorda, pato estufado com pimenta preta dos padres jesuítas, ensopado de lebre, faisão com castanhas e anho e terrincho do Seminário Maior.
A tarte de nozes e mel, toucinho do céu de Murça, pudim real do Mosteiro de Rendufe, rabanadas conventuais, sopa dourada das Clarissas e os papos de anjo são alguns dos doces que estarão presentes na "Quinzena Conventual".

Promovido pela Associação Humanidades
Évora debate cidadania

A Associação Humanidades vai promover um debate nos dias 11 e 12 de Fevereiro, em Évora, em torno de temas relacionados com a cidadania, educação e cultura, foi hoje anunciado.
Trata-se de um dos quatro ciclos temáticos que compõem o Congresso "Os Humanos e o Milénio - Um Percurso de Esperança", a decorrer até Maio.
No debate de Évora, subordinado ao tema "Cidadania, Comunidade e Estado - Novas respostas", estão previstas as presenças do ex-ministro da Justiça, Laborinho Lúcio, o padre Vítor Melícias, o presidente da Câmara de Évora, Abílio Fernandes, e o reitor da Universidade de Évora, Jorge Araújo.
José Luís Gil, um dos impulsionadores do projecto e presidente do conselho de administração da Associação Humanidades, indicou que uma das propostas da instituição sem fins lucrativos tem em vista "contribuir para o reforço do humanismo, como força agregadora e de coesão social, no quadro de mudanças que caracterizam este final de milénio".
"A associação quer incentivar o estudo das humanidades nas diversas temáticas que configurem situações da vida real, neste virar de século, estabelecendo parcerias com organizações em diferentes áreas, como o ensino, a saúde, a solidariedade, a investigação e a tecnologia, e estimular a troca de ideias", frisou.


 

                        Primeira Página   UBI   Covilhã   Região   em ORBIta   Cultura   Desporto   Agenda