...


Andebol: Euro´2000
Portugal garante quarto lugar

A selecção portuguesa garantiu Quinta-feira o quarto lugar do grupo B do Europeu de andebol masculino, a decorrer na Croácia, apesar de ter perdido com a Dinamarca por 28-26, em jogo da última ronda da primeira fase.
Num encontro em que uma vitória ou empate garantiriam a Portugal o terceiro posto no grupo e outros objectivos mais ambiciosos, a formação portuguesa teve de se contentar com o quarto lugar no grupo, posição "arrancada" nos últimos segundos, com um golo de Mário Costa.
A equipa portuguesa sabia que poderia perder até dois golos de diferença para segurar o quarto lugar, mas a dois minutos do final perdia por quatro, o que a atirava para o quinto lugar, conseguindo num "pressing" final recuperar dois golos e atirar a Dinamarca para o quinto lugar.
A entrada de Portugal no encontro foi bastante boa, tendo logo aos seis minutos adquirido uma vantagem de três golos (4-1), deixando antever uma exibição idêntica à protagonizada frente à Rússia na primeira parte.
No entanto, entre os seis e os 14 minutos, a equipa dinamarquesa conseguiu recuperar e virar o resultado a seu favor para 7-5, aproveitando da melhor maneira três exclusões consecutivas por dois minutos, algumas delas desnecessárias.
A equipa lusa não se deixou esmorecer com estas adversidades e voltou a equilibrar a contenda, tendo chegado ao intervalo a perder por uma bola, deixando a decisão do encontro em aberto para a segunda metade.
O início do segundo tempo voltou a ser desastroso para Portugal, que sofreu três golos de rajada, mas a equipa portuguesa, liderada por Carlos Resende, conseguiu nova recuperação e entrou nos últimos 20 minutos a perder por apenas uma bola (16-17).
Após alguns minutos de novo equilíbrio, a formação nórdica readquiriu o comando das operações e, paulatinamente, foi adquirindo supremacia, tendo chegado a uma vantagem máxima de cinco golos (26-21) a oito minutos do final, o que lhe dava esperanças de poderem atingir ainda o terceiro lugar do grupo, caso vencesse por oito bolas de diferença.
No entanto, consciente de que com aquele resultado seria atirada para o quinto posto do grupo, a equipa portuguesa deu um último safanão no jogo e conseguiu nova recuperação, anotando o tento que lhe garantia o quarto posto já nos segundos finais, numa recarga de Mário Costa.
No encontro de atribuição do sétimo posto, a disputar sábado em Rijeka, a equipa portuguesa vai defrontar a Noruega, quarta classificada do grupo A.

 

 

                        Primeira Página   UBI   Covilhã   Região   em ORBIta   Cultura   Desporto   Agenda