Edição nº 0 - 31 a 06 Fevereiro 2000

 
.


 


Urbi et Orbi, um jornal on-line

O jornal Urbi et Orbi é o jornal on-line do Curso de Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior. Com ele pretende-se matar dois coelhos com uma só cajadada, ou então juntar o útil ao necessário. Numa época em que a informação domina a sociedade e ganha cada vez mais a forma do digital e do on-line, o coelho necessário é dotar os alunos de um instrumento para treinarem e desenvolverem as suas competências jornalísticas. O coelho útil é conseguir simultaneamente dotar a UBI de um meio de informação rápido, eficaz e cómodo. Há muita informação dispersa pela universidade, emanada da reitoria, departamentos, centros, serviços, associação de estudantes, que um jornal poderá muito bem organizar e melhor veicular a todos os interessados. A essa informação acresce ainda as notícias relevantes do que se passa na urbe e no orbe. 

Os princípios e objectivos do Urbi et Orbi estão fixados no seu Estatuto, nomeadamente dar “expressão ao direito de informar e ser informado, promover o intercâmbio de ideias e favorecer o exercício da liberdade crítica”. Objectivos simples, mas não pouco exigentes. Ser-lhes-emos fiéis. Não seremos um boletim informativo, não seremos uma folha de propaganda, seremos sim um jornal de informação objectiva e de debate crítico. 

O Urbi et Orbi é dirigido, como o título em latim o indica, à cidade e ao mundo. A Internet tem a condão de converter o local em universal e de fazer chegar o universal ao local. Dirigido primariamente à UBI e à Covilhã, o Urbi também se dirige a todo o mundo, nomeadamente àqueles que, longe daqui, se interessem, pelos mais variados motivos, pelo que se passa na UBI, na Covilhã e na Região, em particular ex-alunos da Universidade. 

António Fidalgo

 
 

                        Primeira Página   UBI   Covilhã   Região   em ORBIta   Cultura   Desporto   Agenda