Numa emboscada nos arredores do Soyo
Português morto em Angola

Um cidadão português foi morto terça-feira em Angola, na sequência de uma emboscada realizada por um grupo de homens armados na província do Zaire, informou fonte do Consulado de Portugal em Luanda.
Carlos Manuel Alves Pinto, natural de Leça da Palmeira, Matosinhos, foi a única vitima mortal desta emboscada, ocorrida a cerca de 20 quilómetros da cidade do Soio, no norte de Angola.
A vitima mortal, que estava em Angola apenas há cerca de um mês, trabalhava para a empresa Petromar, na área do petróleo, constituída por capitais angolanos e portugueses.
Carlos Pinto seguia numa caravana de três viaturas, tendo a primeira conseguido fugir ao ataque, enquanto a terceira evitou ser atacada ao parar antes do local onde se encontravam os elementos armados.
Os autores da emboscada não foram identificados, mas deverão pertencer a um dos numerosos grupos armados que actualmente existem em Angola.
Um desses grupos provocou segunda-feira a morte de três angolanos que trabalhavam para a organização não-governamental britânica Hallo Trust.
Esta emboscada ocorreu na estrada entre Chongorói e Quilendes, uma via que liga as províncias de Benguela e Huíla.

 

 

 


PT Multimédia e Valentim Carvalho criam parceria
Comércio electrónico acelera

A PT Multimédia estabeleceu ontem uma parceria estratégica com a cadeia de lojas discográficas Valetim de Carvalho para a área do comércio electrónico, com o objectivo de criar um portal vertical dedicado à música, anunciou a instituição.
A nova empresa será detida em 74,9 por cento pela PT Multimédia e em 25,1 por cento pela Valentim de Carvalho, empresa que detém a maior cadeia de lojas discográficas em Portugal e é proprietária do maior catálogo de música portuguesa gravada.
Com esta parceria, as empresas pretendem desenvolver um portal vertical dedicado à música, que se afirme "como líder em Portugal", disponibilizar para comercialização electrónica o catálogo português de produtos musicais da Valentim de Carvalho e produzir eventos musicais para transmissão via Internet.
A Valentim de Carvalho contribuirá com projectos de venda de música on-line e disponibilizará a sua cadeia de 26 lojas para distribuição e promoção do serviço de Internet da PT Multimédia.
Por sua vez, a PT Multimédia contribuirá com os seus acessos e serviços fornecidos pela plataforma de comércio electrónico, que desenvolverá em parceria com os CTT - Correios de Portugal, Caixa Geral de Depósitos (CGD) e Banco Espírito Santo (BES).
O portal estará on-line em Março, oferecendo a gama completa de produtos discográficos da Valentim de Carvalho, cerca de 100 mil títulos, prevendo-se que sejam disponibilizados 200 novos títulos em média por mês.

 

 

 

Por falta de credibilidade face ao dólar, iene e libra
Euro em queda livre

A falta de credibilidade da moeda única Europeia está a provocar a sua queda sistemática face ao dólar, ao iene e à libra esterlina, batendo recordes mínimos sucessivos.
Hoje, na abertura do mercado cambial em Lisboa, o euro voltou a cair para 0,9840 dólares, quando quinta-feira tinha encerrado a 0,99 dólares, batendo novo recorde mínimo, pela quarta vez desde que a moeda foi lançada a 01 de Janeiro deste ano.
"O euro parece estar a instalar-se definitivamente abaixo da paridade unitária com o dólar norte-americano. Se o Banco Central Europeu não subir as taxas ou intervir no sentido de segurar a moeda única contra o dólar, o euro corre o risco de perder completamente a sua credibilidade", disseram operadores à Agência Lusa.
Analistas do mercado consideram ainda que a fraqueza do euro está relacionada com a manutenção de um forte crescimento da economia americana face à europeia, quando se esperava uma maior aproximação entre ambos os ritmos de crescimento.
Mas a moeda única não está fraca somente face ao dólar norte-americano, registando igual comportamento frente ao iene japonês.
O euro abriu a 103 ienes contra os 104 ienes de quinta-feira, o mesmo acontecendo ao dólar ligeiramente mais fraco frente à moeda nipónica, cotando-se a 104,65 ienes, quando na véspera fechou a 105,05 ienes.

 

Em causa aliciamento para consumo de "duras"
Escassez de drogas leves
preocupa PSP de Aveiro


O comandante distrital de Aveiro da PSP, Jorge Barreira, manifestou-se hoje com a possibilidade de estar em preparação um aliciamento para o consumo das drogas duras, através da escassez das drogas leves no mercado.
"Preocupa-me bastante o aumento de consumo de drogas leves", disse Jorge Barreira. O comandante da PSP explicou temer que se repita o que aconteceu em 1989 e 1990, época em que "havia bastantes drogas leves no mercado, que posteriormente foi propositadamente rarefeito (daquele tipo de estupefacientes), levando os consumidores a entrar nas drogas duras".
"Não sei se se está a fazer um aliciamento para as drogas duras", acrescentou.
Segundo o comandante distrital da PSP/Aveiro, "a faixa etária dos consumidores de drogas duras tem vindo a envelhecer".
Jorge Barreira atribuiu a situação a um "maior esclarecimento sobre o consumo de drogas duras" e defendeu que "as acções de prevenção são mais importantes que a repressão".
O superintendente falava durante um encontro com os jornalistas, no qual foi feito o balanço das actividades no Comando da Polícia de Aveiro, que inclui ainda as sub-unidades da PSP de Espinho, São João da Madeira, Ovar e Santa Maria da Feira.
Segundo o comandante distrital da PSP, a criminalidade aumentou oito por cento e o número de detenções aumentou 21 por cento em 1999, em comparação com o ano anterior.
Para o aumento da criminalidade, contribuíram sobretudo os pequenos crimes, como os furtos de viaturas, os assaltos por esticão, e os assaltos a habitações ou estabelecimentos comerciais.


 

 

                        Primeira Página   UBI   Covilhã   Região   em ORBIta   Cultura   Desporto   Agenda