Moinhos abandonados
inventariados em Trancoso


Os moinhos abandonados nos rios e ribeiras do concelho de Trancoso, distrito da Guarda, estão a ser inventariados e catalogados por iniciativa da Associação de Protecção da Natureza do concelho (APNCT).
A acção insere-se no âmbito do programa "Serviço Voluntário Europeu" sendo o trabalho realizado por dois jovens, um belga e outro francês, que procedem ao levantamento e elaboração de uma base de dados ambiental para cada moinho.
Após a conclusão, o trabalho fica à disposição de eventuais interessados em lhe dar continuidade, valorizar ou dele tirar partido para fins comunitários, segundo referiu o Presidente da APNCT, Luís Castro.
Eric Trouvé, francês de 24 anos de idade, de ascendência portuguesa, é um dos participantes no levantamento que considera importante em termos pessoais e profissionais adiantando que " os moinhos são uma riqueza que não se encontra em França onde são em bem menor numero".
A acção pode, na sua perspectiva, vir a servir para futuros projectos em várias áreas, nomeadamente na turística e ambiental.
O "Serviço Voluntário Europeu" visa " proporcionar aos jovens uma nova forma de aprendizagem intercultural, encorajando a sua integração social e ocupacional e ajudar ao desenvolvimento das comunidades locais".
Vai envolver nos próximos dois anos oito a dez mil jovens em iniciativas que se pretende virem a "facilitar a compatibilização das necessidades e aspirações individuais dos jovens".

...




 

                        Primeira Página   UBI   Covilhã   Região   em ORBIta   Cultura   Desporto   Agenda