Tecnologias da Saúde dividem 
UBI e politécnicos

O anúncio da abertura de quatro novas áreas na UBI gerou, de imediato, grande polémica. Os cursos pertencem às Tecnologias da Saúde, que os politécnicos de Castelo Branco e Guarda reclamam ser da sua alçada

De acordo com o Reitor Santos Silva, a Universidade da Beira Interior tem legitimidade para leccionar os quatro cursos na área das Tecnologias da Saúde (radiologia, radioterapia, análises clínicas e anatomia patológica), anunciados ao Primeiro Ministro durante a inauguração o Hospital da Cova da Beira, na última semana.
O Reitor afirma que sempre se mostrou interessado em ministrar não só o curso de Medicina, mas qualquer outro curso na área da saúde, explicando que essa intenção está definida na própria resolução do Conselho de Ministros. Santos Silva diz também que tais intenções foram apresentadas em reuniões com os politécnicos de Castelo Branco e Guarda, não percebendo assim as críticas que lhe são apontadas.

Há lugar para toda a gente

Santos Silva assegura que não está a fazer "concorrência" a ninguém e que "há lugar para toda a gente", visto que a UBI só vai ministrar quatro dos 18 cursos de Tecnologias da Saúde.
Mas Valter Lemos, presidente do Politécnico de Castelo Branco, diz-se "profundamente enganado" com o anúncio de abertura dos quatro novos cursos. E, ao contrário do Reitor, refere que existia um acordo previamente definido, que estabelecia que os cursos dessa área seriam apenas da competência das Escolas Superiores da Saúde, nos Institutos de castelo Branco e Guarda. Salienta também que chegaram a realizar-se reuniões com o ex-ministro da educação, Marçal Grilo, com os presidentes de Câmara e o reitor, onde este acordo foi definido.
O presidente do Politécnico afirma que esta matéria não é apenas de carácter local. Diz que as definições estão consignadas a nível nacional e que, neste momento, não há Tecnologias da Saúde em nenhuma universidade, apenas nos politécnicos. NC


 

                        Primeira Página   UBI   Covilhã   Região   em ORBIta   Cultura   Desporto   Agenda