.


.

 

 

 



Com o regresso do CCUBI, volta também o cinema de qualidade


CCUBI no Fundão, no Tortosendo e talvez na Covilhã
Todas as semanas,
num cinema perto de si

Quase dois anos depois, o CCUBI voltou cheio de projectos, que incluem a exibição no Fundão e no Tortosendo e a esperança de poder voltar a dar "bom cinema" à Covilhã. A possibilidade existe e passa pela exibição, dois dias por semana, na renovada sede do GICC, na rua da Trapa. Mas apesar da "boa vontade de ambas as partes em partilhar o espaço", tudo não passa ainda de uma "hipótese".

O Cine Clube Universitário da Beira Interior (CCUBI) pode estar perto de voltar a exibir na Covilhã. A ideia partiu da Câmara Municipal da Covilhã, que pretende que o CCUBI exiba duas vezes por semana nas instalações renovadas do GICC - Teatro das Beiras, na rua da Trapa. No entanto, e apesar de este facto já ter sido divulgado em diversos jornais regionais, os responsáveis do GICC e do CCUBI insistem em que tudo não passa ainda de uma hipótese.
Rui Sena, director do GICC, afirma existir "boa vontade de ambas as partes" para partilharem o espaço, mas adianta que a avaliação final dependerá de um técnico que irá analisar se as instalações são adequadas para a projecção cinematográfica.
Caso o parecer técnico seja favorável e a hipótese se concretize, o Cine Clube começará a exibir todos os domingos e segundas nas instalações da rua da Trapa, antiga sede do GICC que a Câmara resolveu recuperar e revitalizar.

Fundão e Tortosendo para breve

Sem querer pôr "o carro à frente dos bois", o objectivo principal do Cine Clube neste momento é o de retomar a exibição numa perspectiva mais alargada, que abranja não apenas as salas da cidade da Covilhã, mas também as do Fundão e Tortosendo. Pedro Ramos, director do CCUBI, pretende o estabelecimento de um circuito de distribuição, em dias diferentes da semana e consoante as disponibilidades dos próprios locais que irão exibir.
Desta forma, a exibição no Fundão, que o Cine Clube quer retomar o mais brevemente possível, prevê-se para as quintas-feiras, já a partir Março. A Câmara Municipal do Fundão fez mais duas propostas ao CCUBI: uma diz respeito a sessões para as escolas e outra insere-se nas comemorações dos 500 anos do Brasil.
No Tortosendo, a preparação da sala encontra-se na sua fase final e prevê-se que a exibição decorra às sextas-feiras e aos sábados.

Projectos há muitos

A revitalização do CCUBI passa pela aquisição de equipamento, avaliada em 10.000 contos, conseguidos com o apoio do Instituto ICAM, que entrará com 60 por cento, e da Câmara Municipal da Covilhã, que entrará com os restantes 40 por cento. A Câmara exige, como contrapartida, que o equipamento seja partilhado, futuramente, com o Centro de Artes.
Existe ainda um projecto com as escolas de Manteigas, para formação e produção audiovisual, e outro com as escolas de Silvares. O Cine Clube espera que estes dois projectos possam ser postos em prática no próximo ano lectivo; todavia, Pedro Ramos refere a hipótese de começarem já no terceiro período escolar.
O director falou ainda da possibilidade, mais ambiciosa, de transmitir um espectáculo em directo na Internet. Segundo Pedro Ramos, o espectáculo já esta todo montado, embora faltem ajustar alguns pormenores de imagem devido aos condicionamentos do meio através do qual irá ser difundido. Este projecto, que deverá estar concretizado em finais de Junho, contará com a cooperação do Ministério Municipal e do ICAM.

Susana Freitas, Rita Lopes e Pedro Jesus






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda