.


.


Estudo de impacto ambiental disponível ao público
Novo túnel da Gardunha em estudo

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do novo túnel da Gardunha, no IP2, está disponível para consulta pública até ao dia 6 de Abril. Os interessados poderão consultar os documentos na Câmara Municipal do Fundão, na Direcção Regional do Ambiente, em Coimbra, no IPAMB em Lisboa e nas freguesias de Alcongosta e Alpedrinha.
O túnel, que está a cargo da concessionária da auto-estrada SCUT da Beira Interior (SCUTVIAS), terá o dobro da extenção do túnel que António Guterres inaugurou em Novembro de 1997, que tem cerca de 1,6 quilómetros.
A construção do segundo grande túnel da Gardunha dispõe de três soluções alternativas: uma mais próxima do actual com 2,317 quilómetros, outra com 2,323 quilómetros e a terceira com 2,342 quilómetros, mais afastada do túnel existente e mais próxima de habitações da freguesia de Alcongosta.
De acordo com o EIA, a segunda solução "apresenta um equilíbrio aceitável em termos de maximização de impactes positivos" (acessibilidades, contexto socio-económico e segurança rodoviária) e de "redução dos principais impactes negativos" (uso e ocupação dos solos, recursos hídricos, geologia, hidrogeologia e da paisagem).

 

 

Ligação ao IP2 em Alpedrinha
Associação de Defesa não quer projecto

A Associação de Defesa de Alpedrinha, encabeçada por Aires Patrício, está contra a construção do acesso ao IP2, reivindicado pela Junta de Freguesia e por grande parte da população de Alpedrinha.
A exigência já levou à convocação de manifestações e ao boicote às últimas eleições, mas a Associação, apesar de ainda não estar oficialmente constituída, diz actuar "em defesa da preservação do património da vila e da Gardunha".
Entretanto, o responsável governamental pelas Obras Públicas, Luís Parreirão, em oficio enviado ao deputado fundanense, social democrata, Manuel Frexes, afirma que a obra não é executável devido à proximidade do nó de Castelo Novo. No entanto, o presidente da Junta, Santos Costa, assegura ter já recebido o estudo técnico alternativo, que pretende entregar, brevemente, ao Instituto Português de Estradas (IPE).
Para Aires Patrício, esta solução não é bem vinda: "Não se pode hipotecar mais património, paisagem e recursos naturais, por menos uns minutos de viagem".

NC / Urbi et Orbi

 

 

Penamacor
Apicultores exigem certificação do mel

A Associação de Apicultores da Serra da Malcata pretende lutar pela certificação do mel, denominação de origem da Malcata.
Objectivos transmitidos pelo vereador com o pelouro do Ambiente, na última sessão do executivo. Para além deste assunto, foi também marcada a data para a realização da habitual feira do mel. As previsões apontam para o segundo fim-de-semana de Setembro. O certame é organizado pela autarquia de Penamacor em parceria com a do Sabugal, a Reserva de Serra da Malcata e a Associação de Apicultores.

NC / Urbi et Orbi






 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda