.




 


Rosemary's
Baby



Roman Polanski, 1968



Foi com muita pena minha que "A nona porta", o último filme do mestre Roman Polanski a chegar a Portugal se revelou, a meu ver, um verdadeiro "flop". O filme pura e simplesmente não tem cadência, entoação dramática ou sequer pormenores técnicos que o valham. O senhor Johnny Depp está sub-aproveitado e o fenomenal compositor Wojciech Kilar imita ABERTAMENTE a sua própria banda sonora de "Drácula de Bram Stoker" - passagens inteiras!
No entanto, e como tributo ao Passado de Roman Polanski (sim, que se o Presente é isto, não falemos dele) resolvi apresentar um filme a todos os níveis fenomenal, que, temo, não será fácil de arranjar nos vídeo clubes locais, mas que já deu na RTP 2, se não estou em erro.
Rosemary's Baby é um filme altamente perturbador sobre um casal nova-iorquino recém chegados a um novo apartamento e a uma nova vida. Mia Farrow representa admiravelmente a rapariga que vê o seu marido a passar cada vês mais tempo com o casal de idosos da porta ao lado. Estes revelar-se-ão diferentes do que poderíamos julgar levando Rosemary (Farrow) a um estado de neurose típico das personagens femininas de Polanski e que mostra ser a marca mais importante deste cineasta. Basta pensar também em Repulsa (onde o conceito é levado ao extremo) e em "Death & the Maiden" com uma Sigourney Weaver a mostrar uma excelente capacidade de representação.

Pedro Homero


.

 Primeira  Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto  Agenda