.




 

 




Beth Orton:
Central Reservation

Numa altura em que Beth Orton se apresenta pela primeira vez em Portugal, vale a pena conhecer as propostas musicais daquela que é uma das mais interessantes intérpretes femininas da actualidade.
Beth Orton nasceu no ano de 1970, em Norwich, Inglaterra, e iniciou a sua carreira ligada a projectos de raiz electrónica, nomeadamente os Spill (em parceria com o produtor William Orbit), e também como intérprete de temas dos Red Snapper e Chemical Brothers. Em 1996, lançou Trailer Park, o seu primeiro álbum em nome próprio, o qual reuniu o consenso da crítica europeia quanto à qualidade.
Três anos após esta primeiro registo, a artista editou Central Reservation, novamente reconhecido como um dos melhores discos do ano de 1999. Neste álbum, é notório que Beth Orton procurou distanciar-se da música electrónica, optando pelo formato tradicional de canção, tendo-se munido apenas de uma guitarra acústica em temas como Blood Red River e Feel To Believe. Contudo, existem ainda duas canções marcadas por elementos electrónicos, Stars All Seem To Weep e Central Reservation (The Then Again Version), ambas produzidas por Ben Watt, a parte masculina dos Everything But The Girl.
O resultado final é um álbum que evidencia todo o potencial da voz e da escrita de Beth Orton e que prova que independentemente da roupagem dada, acústica ou electrónica, o que nos é dado a ouvir são canções de uma beleza irrepreensível. Dedique algum tempo à audição de temas como Coudn't Cause Me Harm e Pass In Time e comprove-o.


Pedro Jesus


.

 Primeira  Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto  Agenda